TV Brasília: 59 anos e a evolução dos logotipos

Neste domingo dia 21 de abril junto da cidade e do jornal Correio Braziliense a TV Brasília fará aniversário e para não deixar a data passar em branco vamos mostrar a evolução dos logotipos durante essas quase seis décadas de existência.


O primeiro logotipo era o índio Tupi com um brasão na cabeça com o número do canal 6 dentro de uma tela de TV ainda na época das transmissões em preto e branco e ficou no ar até 1973. 



De 1973 à maio de 1979 com intervalo de três meses em 1977 (logotipo do catavento) a emissora seguiu a Tupi com o seu logotipo oficial das ondas senoidais entrelaçadas com três esferas coloridas simbolizando o começo da TV á cores no Brasil e em setembro de 1972 a TV Brasília foi a primeira da capital a instalar seus equipamentos para transmissão em cores. A assinatura do canal foi até a segunda metade de 1974 quando passou a assinar Rede Tupi Brasília. De 1975 à 1979 os anúncios passam a ter a assinatura Rede Tupi.


1980 é um ano histórico pro Canal 6 que completa 20 anos no ar e de janeiro até julho sua logomarca era o T da Tupi dentro da tela de TV, depois do fim da Pioneira assina apenas TV Brasília Canal 6 e em 8 de dezembro como já contei aqui lança sua logomarca mais marcante.



A logomarca de 1980 criada por Cyro del Nero era composta de duas faixas com pontas quadrada e arredondada e uma esfera no centro simbolizando o número 6 ganha em 1985 uma variação em função da emissora se afiliar à Rede Manchete. 


De 1987 à 1989 a TV Brasília formou com a TV Goiânia a Rede Manchete Centro e esse era o logotipo da parceria.

Ainda não temos os logotipos de 1993 e 1997 (assim que o acervo dos anos 90 estiver disponibilizado tentaremos coletar e atualizar o post)


Com a aquisição do canal às Organizações Paulo Octávio em 2001 a emissora muda sua identidade visual em 2002 quando assina Canal 6. Em março de 2003 surge uma nova logomarca: uma espiral com uma esfera dourada no centro. Neste ano o canal 6 deixa a Rede TV e se afilia à Rede 21. Em 2008 o canal volta pros Diários Associados e o logotipo é mantido.


No mesmo ano que volta pros Diários Associados o Canal 6 se reafilia à Rede TV e lança seu logotipo, aliás remodela a logomarca de 2003 em versão minimalista.


A logomarca atual que está no ar desde 2014 é uma nova versão do logotipo de 1997. Três telas de TV HD formam o desenho do Plano Piloto nas cores amarelo, verde e azul. 

Antes de mais nada quero dar os meus parabéns aos funcionários da emissora pelos seus 59 anos que já foi a televisão que o povo gosta, tem que ver, a TV da nossa cidade e que tem como slogan atual A TV que é daqui. 
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.