TV Regional e TV Capital, duas emissoras que ocuparam o Canal 8

Hoje vamos contar um pouco sobre duas emissoras que saíram do ar e ocuparam o canal 8 que hoje é da Record: a TV Regional e a TV Capital.

Antes dessas duas emissoras ocuparem o canal a antiga TV Alvorada foi inaugurada no mesmo dia que a TV Brasília e pertencia à Rede de Emissoras Unidas até 1967 quando foi afiliada da TV Excelsior até ser vendida em 1970 para o grupo Capital. 


A TV Regional apareceu em meados de 1976 primeiro com o nome de TV Itamaraty e só voltou no começo de 1979 quando o Grupo Brasilino comprou a emissora. Sua programação era independente e tinha seriados, desenhos e filmes. O canal ficou pouquíssimo tempo no ar e em julho de 1980 desaparecia pra sempre das telas devido à falência do Grupo Brasilino.


O canal 8 ficou vago até que no começo de 1981 a TV Capital passou a ocupar o canal 8 até 1991 quando foi comprada pela Record como mostramos esta semana. Sua programação diária nos primeiros meses entrava no ar ás 10 da manhã, depois começava a entrar no ar ás 4 e meia da tarde e encerrava à meia noite. Entre 1981 até 1985 a emissora retransmitia programas da TV Educativa do Rio de Janeiro. Dentre os programas apresentados destacamos Os Astros, Chão de Estrelas, Jornal do Porquê e Tio Maneco. 

Dentre os programas locais de destaque o infantil Recreio que ficou no ar de 1982 até 1985 e sua trilha de abertura que eu me lembro era Genius of Love do grupo Tom Tom Club, o jornalístico Capital Cidade Aberta, o Vídeo som, programa de clipes que revelou a jornalista Andréa Boni e o Tribuna da Constituição. A emissora também exibiu programas religiosos como Evangelho Total e Ad'vir por um novo tempo. 

Em 1985 a emissora chegou a cogitar transmitir a programação do SBT que havia saído da TV Brasília, mas as negociações não avançaram e o canal então retransmitiu programas da Abril Vídeo até que o canal saísse do ar em novembro. Depois o canal foi se virando e em março de 1987 celebra acordo e transmite parte da programação da TV Record por um ano. Nessa fase destaque para o TV Cidade apresentado por Ricardo Noronha. Em 1988 celebra acordo e retransmite a programação da TV Gazeta de São Paulo e entre os programas retransmitidos estavam o Mulheres em Desfile, apresentado por Ione Borges e Claudete Troiano, o talk show Paulista 900, o informativo econômico Dinheiro Vivo com Luís Nassif e o programa de debates Vamos Sair da Crise com Alexandre Machado. Em agosto de 1989 o Jornal da Record, na época comandado por Carlos Nascimento passou a ser transmitido em rede pela Capital. Entre os dias 16 e 20 de outubro a programação da Record foi transmitida pela Capital. Em 1990 a emissora em situação precária segue transmitindo programas da Gazeta até que no começo de dezembro depois de inúmeras negociações foi comprada e passou a fazer parte da Rede Record de televisão sendo extinta em 1993. 
Tags

Postar um comentário

6 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
Sérvio disse…
Saber da história das tvs de Brasília tem sido incrível. Esse blogs é demais !!!. ����������
Sérvio disse…
Ops !!. Desculpe Kleber. Tentei colocar na mensagem figurinhas de aplausos e saiu essas de interrogação. Houve um problema técnico. Esse blog merece sim muitos aplausos !!!!!.
dalmo pereira disse…
Onde está na programação na TV no Distrito Federal entre 1991 a 2001?
Kleber Nunes disse…
Dalmo, ainda não estão disponíveis as edições do Correio Braziliense no acervo da Hemeroteca Digital de onde eu tiro os anúncios e as grades de programação. Eles ainda devem estar digitalizando, mas provavelmente até setembro devem estar disponíveis.
Pedro disse…
muito bom lembrar da tv regional, tv regional de brasilia como você era o slongan da tv regional.
Fábio Dourado disse…
Lembro que na TV Regional passava desenhos a tarde, dentre eles: George, o Tarzan, A Cobrinha Azul, Tom sem Freio.
Lembro também de um apresentador de programa infantil no começo dos anos 80, chamado Capitão Audaz, mas não encontrei nenhum registro