Os 32 anos de Helena em nova versão que foi exibida na Manchete

Hoje há exatos 32 anos atrás a TV Manchete estreava a novela de época Helena.


A novela é uma adaptação do romance de Machado de Assis por Mário Prata, Dagomir Marquezi e Reinaldo Moraes com direção de Denise Saraceni e Luiz Fernando Carvalho com supervisão de José Wilker e exibida originalmente no horário das 19:40 e teve sua audiência prejudicada pelo sucesso de Brega e Chique, novela das 7 exibida na Globo. Acima e abaixo estão seis peças publicitárias divulgadas dias antes da estreia, quatro delas publicadas pelo Correio Braziliense e duas no Jornal do Brasil com montagem feita por mim.






A história estava em sua terceira versão, antes foram exibidas versões em 1952 na TV Paulista e 1975 na TV Globo em adaptação feita por Gilberto Braga. Na versão de 1987 a personagem título foi interpretada por Luciana Braga. Helena recebia uma herança com a morte do pai e o herdeiro era seu filho legítimo Estácio (papel interpretado pelo saudoso Thales Pan Chacon). O que Helena não sabia é que era filha do conselheiro, foi apenas perfilhada como filha depois do romance passageiro de seu pai. 


No elenco da novela estavam também Aracy Balabanian que fez o papel de Úrsula, Mayara Magri, Othon Bastos, Zezé Motta, os irmãos Cláudio e Sérgio Mamberti além dos falecidos Isabel Ribeiro, Buza Ferraz, Yara Amaral e Gianfrancesco Guarnieri em participação especial. O tema de abertura foi cantado por Cláudio Nucci e composto junto de Cacaso. A novela foi reexibida mais duas vezes em 1989 e 1993.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.