Fazendo minha pesquisa descobri no acervo do Correio Brasiliense dos anos 80 que a TV Brasília mostrou a campanha brasileira no Campeonato mundial masculino de vôlei de 1982 disputado na Argentina.
A torcida brasileira ainda não havia curado totalmente da ressaca da perda da Copa do Mundo na Espanha naquela traumática derrota de 3 x 2 para a Itália de Paolo Rossi (um dos traumas que tive em Copas, pois tive trauma em 86, 98 e em 2014 tive um choque no 7 x 1) quando de repente um esporte até então pouco conhecido começava a despontar no cenário. Era o vôlei (nos anúncios reproduzidos a grafia está com y no final = voley) começando a explodir em popularidade rapidamente e tudo começou com a conquista do Mundialito no Maracananzinho, a casa eterna do vôlei com uma vitória contundente em cima da então União Soviética do gigante Zaytsev. Aquele time com jogadores como Renan, Xandó, Montanaro, Bernard que criou o saque Jornada nas Estrelas e outros foram pra Argentina disputar o campeonato mundial e quem trouxe para o Brasil as emoções dessa conquista foi a TV Record na voz de Luciano do Valle que havia deixado a Globo depois da Copa.
O público de Brasília teve duas opções para ver a partida com o mesmo som e imagem da Record: a TV Nacional e a TV Brasília. A estreia foi no dia 2 de outubro contra a Líbia e o Brasil venceu muito fácil por 3 sets a 0.
O jogo seguinte foi contra o Iraque e o Brasil venceu fácil. O jogo contra a Tchecoslováquia teve anúncio no jornal no dia, mas não foi transmitido pelo Canal 6, segundo o CB do dia 6 de outubro o SBT não tirou do ar o Programa Show Sem Limite, na época comandado por J.Silvestre. O acordo celebrado entre SBT e Record permitia que as duas emissoras mostrassem para o público de Brasília os jogos. Nesse jogo o Brasil perdeu para o time tcheco.
A segunda fase começou no dia 7 de outubro com novo encontro contra os soviéticos, mas uma alteração na tabela fez com que o time enfrentasse a Polônia que também era uma potência, depois caiu e atualmente voltou aos velhos tempos sendo bicampeão mundial com duas vitórias em cima da gente nos dois últimos mundiais, mas em 82 o Brasil venceu de forma categórica os polacos por 3 sets a 0, depois enfrentamos Cuba e ganhamos por 3 sets a 0. Uma nova alteração fez com que mudasse de novo o adversário da última partida e o Brasil deixou Mendoza para jogar em Alcantara contra a Bulgária e mais uma vitória contundente de 3 sets a 1.
Já classificada a seleção enfrentou a URSS e acabou perdendo por 3 sets a 0. Então veio a semifinal contra a seleção do Japão e na época jogar contra a escola asiática era dose pra leão pois os times asiáticos jogavam na base da correria e pra vencê - los tinha de ter paciência só que foi o contrário. O Brasil despachou os japoneses e foram pra disputa da final contra os poderosos soviéticos.
E então veio a final contra os soviéticos e aí os então imbatíveis russos não deram chances e acabaram levando o título com um 3 x 0. Apesar da derrota o Brasil chegava ao seu melhor resultado até então em mundiais e ali também foi o alicerce inicial para o que viria logo depois: a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles dois anos depois. Esse time ficou conhecido como a Geração de Prata e graças ao sucesso alcançado nesses dois anos o vôlei desbancou o basquete que até então era o segundo esporte preferido do público atrás do futebol devido às más campanhas do selecionado masculino no mundial da Colômbia e nas Olimpíadas de Los Angeles. Durante a cobertura da TV Brasília no mundial patrocinaram o torneio as Casas da Banha, Pneus OK e Marajó Imóveis e a partir da segunda fase o BRB - Banco de Brasília se juntou ao time.