Hoje vamos falar de um momento histórico para as televisões da capital. Há 34 anos atrás um troca troca de emissoras agitou a capital como conta o Correio Braziliense do dia 16 de junho de 1985. A matéria falava das mudanças no cenário televisivo local com a saída da TV Brasília do SBT e sua filiação com a Rede Manchete e a TV Nacional firmando parceria com a TVE do Rio de Janeiro. A matéria de uma página falava dessas mudanças e nos dias seguintes notícias sobre a parceria foram divulgadas no jornal. No dia 23 de junho anúncio de uma página no Correio anunciava a mudança de rede com um outro detalhe: a variação da logomarca de 1980.
Na outra página Adolpho Bloch, criador do grupo Bloch divulgava uma carta afirmando a nova parceria:
Até ali o canal 6 exibia a programação do SBT na época brega e de penetração popular nas classes D/E. A mudança pra Manchete foi para subir o nível atingindo as classes A/B com melhor qualidade de imagem. Para isso a emissora investiu em equipamentos modernos como consta em nota divulgada no CB do dia 29 de junho, um dia antes em anúncio de página dupla foi apresentada como seria a nova programação.
A chamada dizia que agora você vai conhecer a Rede Manchete, pois então quem assistia a emissora pela Nacional via apenas alguns programas como o Clube da Criança e o Jornal da Manchete. O primeiro anúncio da nova configuração foi publicado no dia 25 de junho com a novela Antonio Maria que fez parte do pacote de estreias da Manchete. A novela foi uma readaptação de um clássico da extinta TV Tupi e que marcaria uma nova fase na emissora.
A novela teve como ator principal o português Sinde Felipe, contratado exclusivo da Manchete na primeira telenovela da emissora, antes o canal havia feito minisséries. Por outro lado a TV Nacional deixava de transmitir parte da Manchete para assumir contrato com a TV Educativa e o SBT se despedia temporariamente de Brasília e durante 343 dias o público ficou sem o Programa Silvio Santos e outras atrações da emissora que voltaria agora com canal próprio em junho de 1986. Ainda sobre o pacote foram lançadas outras atrações como o humorístico Tamanho Família e mais espaço para o jornalismo com as estreias de Manchete Esportiva 1º Tempo e Jornal da Manchete - edição da tarde na hora do almoço, com isso o Brasília Urgente foi reduzido para 1 hora.
Nos últimos dias como afiliada do SBT a emissora estreou a novela infantil Angelito no dia 10 de junho e o último anúncio como afiliada do SBT foi no dia 8 de junho com o jogo entre Brasil e Chile e o Miss Brasil 85, aliás as peças publicitárias da emissora que eram raras não tinham mais o logotipo do SBT, sinal de que a mudança para a Manchete era questão de tempo.
Nos últimos dias como afiliada do SBT a emissora estreou a novela infantil Angelito no dia 10 de junho e o último anúncio como afiliada do SBT foi no dia 8 de junho com o jogo entre Brasil e Chile e o Miss Brasil 85, aliás as peças publicitárias da emissora que eram raras não tinham mais o logotipo do SBT, sinal de que a mudança para a Manchete era questão de tempo.
A grade do canal no dia 30 de junho, o último dia como afiliada do SBT foi esta:
08:00 - Cristo Vivo
08:15 - Pare e Pense
08:30 - Missa na TV
09:30 - Canta Viola
11:00 - Cultura Jovem
11:15 - Programa Silvio Santos
16:30 - Futebol: Brasil x Bolívia
19:00 - Programa Silvio Santos - continuação
22:00 - Sessão da Noite - A garota viciada.
Já no dia 1º de julho foi esta a grade reproduzida aqui em anúncio de página dupla.
A integração nacional com a Manchete foi no Manchete Esportiva 1º Tempo com Márcio Guedes, logo depois veio o Jornal da Manchete Edição da Tarde e seguiu até o filme Terremoto. A parceria com a Manchete durou 14 anos até a extinção do canal em 1999, mas isso é assunto para outra ocasião.