Hoje no último capítulo da série sobre as parcerias dos 60 anos da TV Brasília o destaque é para a Rede TV!
A Rede TV! surgiu em 1999 dos escombros deixados pela extinta Rede Manchete e estreou oficialmente no dia 15 de novembro de 1999. Naquele dia a sucessora da Manchete lançava em rede nacional sua programação que prometia, como consta em anúncio de página dupla publicado na Folha de S. Paulo.
Inicialmente a Rede TV! chegava pra trazer uma opção inteligente e de qualidade e a expectativa inicial era de manter o padrão Manchete. Nesta programação inicial tinha atrações pra todos os gostos: o infantil Galera da TV com Andréia Sorvetão, o feminino A Casa é Sua com apresentação de Valéria Monteiro, entretenimento com o programa de clipes Interligado com Fernanda Lima, o Superpop com Adriane Galisteu e o Te Vi na TV com João Kléber e a proposta era resgatar o humor nas noites de segunda feira. No jornalismo três telejornais diários: Brasil TV, RTV e o Jornal da TV além de filmes nas sessões TV Magia, TV Escolha e TV Terror. Nos finais de semana o esporte marcava presença com o Bola na Rede sob o comando de Juca Kfouri e o resumo da semana no Leitura Dinâmica com Milton Jung e Daniel Piza.
Brasília seria representada pela TV Brasília que como já falamos aqui lançou no dia da estreia nacional da Rede TV sua nova programação com programas e telejornais destacando o policial Barra Pesada, Brasília Alerta e Brasília Notícias renovados, a faixa especial com programas de segunda à sexta, o Clip 105 e o Vida Atual. Pronto, uma receita de sucesso, mas que deu errado. No segundo semestre de 2000 tanto a TV Brasília como a Rede TV! tiveram uma guinada nas suas programações, pois o Canal 6 passou a ser retransmissora da programação da Rede TV! que ao mesmo tempo passou a apelar pra baixaria, o que acabou virando marca registrada. Do lado do Canal 6 a emissora sem programa local entrou em crise até ser vendida às Organizações Paulo Octávio em 2001.
Quando a emissora já era administrada pelas Organizações Paulo Octávio em junho de 2003 decide trocar a Rede TV! pela Rede 21. A troca pela emissora do Grupo Bandeirantes como falamos aqui no primeiro capítulo dessa série especial acabou tendo baixo retorno comercial. Cinco anos depois em junho de 2008 TV Brasília e Rede TV! voltaram a firmar parceria. Nessa época a emissora já voltava a ter o controle dos Diários Associados em 50% e os outros 50% pelas Organizações Paulo Octávio. Nesse retorno a emissora passaria a ter abrangência nacional com reportagens sendo exibidas nos telejornais.
Quando a TV Brasília volta pra Rede TV! o público passaria a ver atrações que faziam sucesso como o Pânico na TV, o TV Fama, Superpop entre outros. Atualmente a emissora vem contribuindo e muito com matérias policiais que são exibidas em rede nacional no Alerta Nacional de Sikera Jr.
Nessa fase atual o programa que vem se destacando é o policial DF Alerta que estreou em 2011 com Fred Linhares e atualmente apresentado por Nikole Lima.
E aqui encerramos esta série especial sobre parcerias que a pioneira da TV brasiliense teve nos 60 anos.