60 anos de TV em Brasília: Os anos 60: o começo da história

Hoje e nos próximos cinco sábados o blog TV em Brasília traz um pouco da história de seis décadas da televisão da capital do país. Hoje vamos falar sobre os anos 60.


No dia 21 de abril de 1960 Brasília foi inaugurada e quem transmitiu as primeiras imagens da capital foi a TV Brasília. A emissora dos Diários Associados ganhou uma das concessões e num trabalho conjunto com a Tupi através de links gerou para todo o Brasil as primeiras imagens da inauguração. Outras duas concessões foram dadas às TVs Rio e para o governo. No mesmo dia entraram no ar as TVs Alvorada e Nacional em caráter experimental.

A TV Brasília operava no canal 5, a Nacional no 3 e a Alvorada no 8, um mês depois a TV Brasília migra pro canal 6. No dia 4 de junho a TV Nacional entrava oficialmente no ar com o Show de inauguração conduzido por César de Alencar e que teve a presença do presidente Juscelino Kubitschek. No dia seguinte a Nacional traz programas como Dino e Dedé com direção de Dedé Santana e Pelos Caminhos da Música com Paulo Netto.

Durante a primeira década as emissoras locais basicamente retransmitiam programas de outras redes: a Nacional retransmitiu a programação da TV Excelsior de 1963 até 1967, a TV Brasília retransmitia a programação da Rede Tupi e a TV Alvorada retransmitia a Rede de Emissoras Unidas liderada pela Record de São Paulo e de 1967 até 1970 a programação da TV Excelsior. Os primeiros programas da Rede Globo foram transmitidos pela Nacional. A Globo ganhou sua concessão em 1969 e só começou a operar em 1971. 

Suas sedes eram as seguintes: TV Nacional operava na Torre de TV, a TV Brasília na W-3 Sul e a Alvorada na Super Quadra 104 Sul. 

Resultado de imagem para darlan rosa

O programa de destaque na década era o Carrossel, programa infantil produzido e apresentado por Darlan Rosa na TV Brasília a partir de 1967. O programa atingia índices de 90,2 pontos no Ibope e foi uma febre entre as crianças da época. Com um método simples de ensinar o Titio Darlan que também é artista plástico fez sucesso ensinando as crianças a desenhar e ele mesmo disse em entrevista ao Correio Braziliense em junho do ano passado que muitos artistas que o viam descobriram sua vocação artística.  Depois de quatro anos Darlan passou a atuar por trás das câmeras passando a ser produtor. 

A partir do segundo semestre de 1968 o Correio passa a publicar a grade diária de programação sendo que a programação da TV Brasília figurava na primeira página. 

Line up das emissoras:
  • TV Nacional - Canal 3 - Retransmite a Excelsior de 1963 até 1967 e Rede Globo (alguns programas)
  • TV Brasília - Inicialmente Canal 5, a partir de maio de 1960 Canal 6 - Retransmissora da Rede Tupi de Televisão no DF
  • TV Alvorada - Canal 8 - Retransmissora da Rede de Emissoras Unidas até 1967 e TV Excelsior.
Na semana que vem os anos 70 serão destaque.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.