A homenagem do blog aos 38 anos do SBT relembrando os quatro anos de parceria com a TV Brasília

Hoje, 19 de agosto é dia de festa para os sbtistas. A TV mais feliz do Brasil comemora hoje mais uma primavera. Brasília com certeza faz parte da história do SBT desde 1981 e desde 1986 quando passou a ter canal próprio, o canal 12, mas os primeiros quatro anos de existência da emissora no DF foram em parceria com a TV Brasília de agosto de 1981 até junho de 1985, não contando o período que estava afiliado à Rede de Emissoras Independentes e TVS. Para prestar uma homenagem selecionei quinze anúncios que representam o que foram esses quatro anos de parceria.


Em outubro de 1981 o Correio publica anúncio falando da linha de show da emissora no horário das 21 horas. Cada dia era uma atração diferente: às segundas feiras era dia de A Maravilhosa Música Brasileira com Oswaldo Sargentelli, logo substituída pelo Show sem Limite de J. Silvestre, na terça era o humor do Alegria 81, na quarta tinha Moacyr Franco Show que depois passou para os sábados, na quinta o dia era de Reapertura, na sexta o seriado Chips e no sábado Raul Gil.


O homem sorriso da TV estampou anúncio ao lado de Bozo em dezembro de 1981. A chamada exaltava o Programa Silvio Santos como o maior show da televisão brasileira.


O SBT como todos sabem tem pouca tradição no jornalismo e em 1982 para cumprir a lei estreou o telejornal Noticentro que tinha as edições local e nacional e que foi ao ar até 1985 no Canal 6.


Em 4 de abril anúncio de página inteira publicado no Correio trazia a programação da emissora para 82 quando completou 22 anos no ar.


Mais um anúncio com Silvio Santos, desta vez para exaltar a alegria na TV todos os domingos. Abaixo chamada para a Sessão Dupla com dois filmes que eram exibidos logo depois da maratona.


Este anúncio de fevereiro de 1983 chamava o público a assistir ao show de Gilberto Gil. Nesse ano o SBT passa a ser conhecida como A Comunicação do Brasil com apenas 2 anos de existência.


Augusto Liberato, o Gugu começava a trilhar o caminho do sucesso e o público brasiliense passou a assistir o Viva a Noite a partir de junho de 1983 nas noites de sábado.



No mesmo ano lança Sérgio Chapelin como animador de auditório no Show Sem Limite e traz de volta à TV Flávio Cavalcanti.


Em 1984 como já abordei aqui a criançada ficava ligada na novela mexicana Chispita que era exibida duas vezes ao dia.



Nesse mesmo ano o Clube dos Artistas entrava em sua última fase já sem o casal Ayrton e Lolita Rodrigues que estavam se separando e o SBT lança o programa com apresentação dos saudosos Wagner Montes e Sandra Bréa e que ficou três meses no ar. O mesmo Wagner Montes apresentou também nas noites de quinta o Jornal Policial. Ainda tivemos o Novos Talentos com Murilo Neri, as transmissões esportivas destacando a cobertura das Olimpíadas de Los Angeles e o Campeonato Paulista, o seriado Masada e o seriado Joana com Regina Duarte que também falei aqui.


No dia da criança de 1984 o SBT traz um presente e tanto. Para as meninas adolescentes que hoje são quase cinquentonas o fenômeno da época batia ponto no canal. O grupo Menudo ganhou um especial que fez enorme sucesso tanto é que foi reprisado no carnaval de 1985. 


Como presente de fim de ano o SBT exibiu o filme Papillon estrelado por Steve McQueen e Dustin Hoffman que conta a história de um homem que foi preso injustamente na Ilha do Diabo.


O último anúncio era do começo de 85 quando foi anunciada a grade de atrações do domingo começando com o Programa Silvio Santos, depois o show do Menudo, o desenho Snoopy, o seriado Chips e a série FBI.

Como disse aqui em outras vezes a parceria acabou no dia 30 de junho e em 1º de julho a TV Brasília passaria a transmitir a programação da Rede Manchete. Nesse dia também o público de Brasília ficou sem ver a programação do SBT até voltar em canal próprio quase um ano depois. O Blog da história da TV Brasília saúda o SBT pelos seus 38 anos de vida e sucesso e 37 anos na vida dos brasilienses, sendo 33 anos com canal próprio e 4 anos como afiliada a TV Brasília.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.