Os 40 anos da estreia de Dinheiro Vivo, a última novela completa da Tupi

Era pra falarmos ontem, mas devido ao corte de energia em minha casa não foi possível e peço desculpas pelo ocorido e somente hoje vamos relembrar os 40 anos da estreia da última novela completa a ser exibida pela Rede Tupi.


Dinheiro Vivo estreou em 6 de agosto de 1979 no horário das 19 horas e foi a última novela completa que a Tupi exibiu já na fase aguda de sua crise. Escrita por Mário Prata e dirigida por José de Anchieta a história de Dinheiro Vivo se passava no programa de auditório 3 milhões de Cruzeiros apresentado por Douglas Fabiami (Luís Armando Queiroz). Na disputa pelo prêmio Zé Mário (Ênio Gonçalves) um ex-seminarista participa do programa respondendo perguntas sobre o Papa João XXIII e ao ver o programa Flávia (Márcia Maria) o reconhece como Guto, seu ex- namorado que foi dado como desaparecido quando fugia de uma caçada de estudantes na Via Dutra em 1969. Então ela que estava prestes a se casar passava a viver um dilema; Seria ele Guto e Guto e Zé Mário são a mesma pessoa?




O programa de Douglas Fabiami tinha outros participantes como Joaninha, a jovem garota do interior que participaria respondendo perguntas sobre o Rei Roberto Carlos, Dr. Pacheco que responderia sobre a vida de Marilyn Monroe e Garapa, uma fanática torcedora do Corinthians. Dr Pacheco foi interpretado por Sérgio Mamberti, Joana foi o papel de estreia de Maitê Proença e Garapa foi personagem de Cristina Pereira. O tema central foi considerado polêmico para a época pois o drama de Zé Mário expunha os anos de arbítrio na época da ditadura, mas em 79 começávamos a viver tempos de abertura política depois do fim do AI-5 e exilados voltavam ao país. 


A novela foi considerada um razoável sucesso e teve azar de ter estreado no mesmo dia de Marron Glacè, novela de Cassiano Gabus Mendes na Rede Globo. Dinheiro Vivo teve 150 capítulos e foi exibida até janeiro de 1980, pois foi a última novela a ter começo, meio e fim na Tupi que caminhava á beira da falência e consequente extinção. Na trilha sonora lançada pela gravadora GTA figuravam nomes como Raul Seixas, Emílio Santiago, Gal Costa, Fafá de Belém e Harmony Cats. O tema de abertura (Open Space) foi assinado por Airto Moreira. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.