OPINIÃO: Troféu Imprensa, chegou a hora de renovar

O Êgon Bonfim do EHMB De Olho na TV é um crítico ferrenho do formato do Troféu Imprensa, o Oscar da TV brasileira, tanto é que no blog dele já expôs os motivos do formato ser tão criticado já que é um formato ultrapassado e arcaico. Todo formato precisa ser renovado para não perder o fôlego, pois há uma luz no fim do túnel vindo por aí. Segundo informações do colunista Flávio Ricco a atração pode mudar finalmente o seu formato na edição de 2024, pois a edição de 2023 não será realizada até porque estamos em agosto. Criado pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, já falecido o Troféu Imprensa desde 1970 tem os direitos nas mãos de Silvio Santos que transformou o formato com o passar do tempo transformando a premiação em um mero programa de auditório e a votação popular perde credibilidade. Pesquisem e fuçem no YouTube edições antigas do prêmio e depois coloquem nos comentários o que você acha desse formato? Bom, o formato em vigor está completamente ultrapassado, não é á toa que críticos de TV detonam esse formato que parece com mais um programa do apresentador satisfazendo fãs clubes. A escolha dos indicados também saturou. No passado eram distribuídos 2100 questionários onde as pessoas respondiam quais eram os 3 indicados em diversas categorias e a produção é quem escolhia para a votação de 11 jurados, mas com o passar dos anos a forma de escolha mudou com a criação do Troféu Internet que nem sempre bate com a premiação do júri, aliás tivemos anos que certos artistas ou produções ganhavam por unanimidade, mas de uns anos pra cá ficaram restritos a apenas cinco votos, o que tira o ar de competitividade. Pra exemplificar o que estou dizendo vamos pegar a premiação do ano passado onde tivemos aberrações como Sikera Júnior indicado como melhor âncora de telejornal à frente do Alerta Nacional. Isso pra mim foi o cúmulo do absurdo, foi a mostra de que a escolha foi feita pra satisfazer o ridículo. 

E pelo que falou o Flávio Ricco o programa terá uma nova apresentação. Patrícia Abravanel, filha de Silvio será a nova apresentadora, é nítido ver que ela vem evoluindo aos poucos pois é versátil e sua energia traga um novo ânimo à atração e esperamos também que mudanças venham no formato para que o prêmio resgate sua credibilidade perante o público e não uma atração feita pra fãs clubes.

Tags

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
Êgon Bonfim disse…
Meu caro Kleber Nunes, chego a seguinte conclusão de que o Troféu Imprensa tem que sair de cena e todos sabem de quem é a culpa. Eu não acredito em mais nada, há muito jornalista fã-clubista que se compactua nessa brincadeira de mal-gosto que o Silvio Santos insiste em fazer nos últimos anos só pra fazer com que TODOS os programas e artistas do SBT ganhem TODAS as estatuetas e o Flávio Ricco, que adora despistar a mídia e o público com suas fake news piores que um presidente de fã-clube, é um deles. Não vá pelo que ele noticie, ele é talvez pior que a Sônia Abrão e o Nelson Rubens juntos, bastou ele ser o sogro da Eliana e virar praticamente um "assessor de imprensa do SBT" e titular absoluto do lendário "escrete da fofoca". Eu adoraria que o SBT fizesse uma edição especial de despedida do Troféu Imprensa como forma de pagar uma dívida histórica, por mais que haja gente como o próprio Silvio Santos que vem com aquele papo de "não mexer no passado", isto é, escolher de uma vez por todas os melhores de 2005 e 2019 numa live do canal da emissor ano YouTube, cujos indicados já tabulados jamais foram conhecidos, tampouco os vencedores tanto do júri (que deveria ser por meio de voto secreto) quanto da enquete pela internet (as fanbases não sabem votar e nem sabem o que é "olho mecânico"). Se o SS morrer, tudo isso vai acabar logo e com um Abravanel tomando a frente de um prêmio supostamente renovado que desde 1971 não sabe o que é independência e neutralidade, é AINDA uma forma de aliciamento de um júri cada vez mais fã-clubista. Tá chegando a hora de que não será mais interessante fazer enquetes nesses portais da internet para escolher os "melhores" de tanta baixa qualidade que a TV aberta atual enfia goela abaixo nos telespectadores por pura ganância e relutância em aceitar o streaming e também porque os resultados dessas "pesquisas" sempre serão os mesmos por milhões de anos. E obrigado pela citação. À propósito, viu o vídeo do canal Antiguidades Virtuais do TI dos melhores de 1981? Deixei um comentário lá.
Kleber Nunes disse…
Eu vi sim, aliás apareceu um outro vídeo de 1984 na categoria programa infantil. O link é esse: https://www.youtube.com/watch?v=V43nIM770ts&lc=UgyzBwZJ6uGF1tJ9-zh4AaABAg