O TV em Brasília presta contas neste ano de 2022. Mais um ano marcado pela paralisia e lentidão da Hemeroteca Digital que não pintou nenhuma novidade, mas em agosto através do Cauan Schmidt Souza da conta Baú da TV Brasília em conversa no Twitter ele trouxe uma notícia animadora: a digitalização que havia parado por causa da pandemia retornou e tudo indica que até meados do ano que vem teremos finalmente os acervos dos anos 90, mais ou menos a mesma ansiedade que tive quando em março de 2019 saíram os acervos dos anos 80, tomara.
No mais foi mais um ano repleto de grades antigas e abrindo espaço pra emitir minhas opiniões, foi assim quando falei sobre o futuro da TV Brasília e sobre o passaralho da CNN além de trazer novas histórias.
Agora vamos fazer um breve resumo do que as emissoras daqui fizeram:
TV Brasil: Mesma situação dos últimos anos, mas com alento. Graças as novelas bíblicas em acordo com a Record conseguiu desbancar a TV Brasília
Band: A emissora completou 35 anos e passou a exibir sua programação em HD com alguns anos de atraso e lançou em outubro o Vem Brasília que tem a jornalista Williane Rodrigues, ex-SBT como uma das apresentadoras. Dentre os destaques a repórter Alice Ribeiro, presença constante nos telejornais e homenageada no Blog de knunes no quadro A Bela do Domingo e a revelação Ana Bianchini, repórter do jornalismo com entradas seguras nos telejornais locais.
TV Brasília: Foi um ano pra emissora esquecer, pois caiu pra lanterninha no ranking das TVs mais vistas no DF. Programas como Vrum foram extintos e a Super faixa local perdeu 10 minutos, houve uma debandada com saídas de apresentadores e jornalistas como Gláucia Guimarães que deixou o comando do Jornal Local que agora é de Lucas Mobile. Pesa no enfraquecimento da programação a situação da Rede TV! que tem a maior parte dos programas sofrendo com baixíssimas audiências.
RecordTV: Trouxe Neila Medeiros que passou a apresentar o DF no Ar, o Balanço Geral teve troca de apresentador com Nikole Lima dividindo o comando com Fred Linhares que se elegeu deputado federal e Henrique Chaves no comando do Cidade Alerta
Globo: Investiu em programas locais que foram ao ar em alguns sábados em esquema de temporada e em abril o jornalista Gabriel Luiz sofreu tentativa de homicídio em assalto, mas se recuperou.
SBT: Lançou em março a edição local do SBT Sports com Daniela Ramalho na apresentação
E assim prestamos contas e encerramos os trabalhos em 2022. Mais uma vez agradeço o carinho a todos que acessaram o blog e que continuem por aqui em 2023. Desejo meus sinceros votos de um Feliz 2023 cheio de esperança e amanhã começa um novo ano de muito trabalho e que finalmente saiam os acervos que faltam do Correio Braziliense.