Acabei passando batido, mas fui alertado por uma postagem do Baú da TV Brasília no Twitter e só agora é que lembrei. Nesta semana a Band Brasília faz 35 anos e aqui vamos trazer um pouco de história.
Muito antes de ter canal próprio a Rede Bandeirantes teve parte de sua programação exibida pela TV Nacional entre 1977 e 1982 e a parte local do Jornal da Band, na época Jornal Bandeirantes com Luiz Santoro e Carlos Castelo Branco. Em dezembro de 1984 a emissora ganharia concessão própria e operaria inicialmente no canal 12, mas o então presidente João Figueiredo outorgou e abaixo trago matéria do Correio Braziliense do dia 19 de dezembro daquele ano.
A concessão foi outorgada segundo relatos da época devido à expressiva cobertura que a emissora fez das Diretas Já e a concessão foi repassada ao SBT que ficaria com o canal 12 sendo que a emissora de Silvio Santos ficou um ano fora do ar depois que a TV Brasília passou a retransmitir a programação da Rede Manchete iniciando as operações em junho de 1986. Depois de reexaminar as outorgas a concessão foi mantida em outubro de 1985.
Só que inicialmente a emissora chegaria aos lares brasilienses em março de 1986, mas problemas técnicos e transtornos adiaram a instalação até que em 8 de dezembro de 1986 surgiram as primeiras imagens em caráter experimental e acima o relato do Correio Braziliense publicado em 10 de dezembro. Durante 27 dias o canal operou em caráter experimental para calibrar os equipamentos e a estreia oficial foi no dia 4 de janeiro.
Nesse mesmo dia começava a Copa Pelé, torneio de futebol sênior que foi a grande atração do começo de 1987. A seleção brasileira jogaria contra a Itália no Pacaembu e a atração maior era Pelé. Ao mesmo tempo um coquetel na Academia de Tênis marcava o início das atividades da Rede Bandeirantes no canal 4, o que fez com que a TV Nacional passou a ser sintonizada no canal 2.
Nesses 35 anos a Band Brasília produziu atrações dentre as quais citaremos aqui Mônica Nóbrega que fez sucesso com o Viver em Brasília, o Barra Pesada com Geraldo Naves que estreou em 1998 e um ano depois foi pra TV Brasília, o Brasília Urgente que ressurgiu em 1997 e que ficou no ar até 2004 sob o comando de Alvaro Costa, os programas Agitando e Papeando com Júlio Jardim, Art Mix com Patrícia Fernandes que tinha como gesto beijar o polegar dizendo um Beijinho da Band, o humor de Kaquinho e Cumpadi Bráulio, o Beleza em Pauta com Adeline Delgado e tantos outros. Atualmente a emissora tem como destaques a edição local do Brasil Urgente que voltou a ser exibida com apresentação de Tonny Alves, a versão local dos Donos da Bola, o Band Cidade com Renata Dourado e o Band Entrevista. Antes o Band Cidade foi o Jornal Local que foi inicialmente apresentado por Airton Medeiros, Nasi Brum e Lúcia Carneiro, em 1994 teve o Rede Cidade apresentado por Mara Régia, depois Carmen Moretzohn e desde 2001 é o Band Cidade.
Claro que minhas lembranças são dessa época de 1987 quando fiquei fascinado com a chegada da emissora, como já contei aqui. Fica aqui meus parabéns aos 35 anos da Band Brasília.