Estamos em tempo de carnaval e nos seus 60 anos a TV Brasília transmitiu por muitos anos os desfiles de carnaval no Rio e em São Paulo e aqui vamos trazer um breve resumo das transmissões ao longo dos tempos.
A extinta Rede Tupi de Televisão transmitiu os desfiles das escolas de samba carioca entre 1974 e 1980 quando os desfiles eram realizados na Avenida Marquês de Sapucaí que nem tinha sambódromo, era na avenida mesmo. O sambódromo foi inaugurado em 1984 por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro e esse carnaval de 84 foi pra lá de histórico e foi transmitido pela Rede Manchete que nem tinha 1 ano no ar e a emissora deu um banho de audiência na concorrência. Sorte de quem viu em Brasília pela TV Nacional.
Também em 1984 a TV Brasília na época afiliada do SBT mostrou os desfiles do carnaval de São Paulo que foram transmitidos ao vivo pelo canal de Silvio Santos.
Mas depois que a TV Brasília se afiliou a Rede Manchete não teve pra ninguém. Em matéria de carnaval a saudosa emissora era nota 10. De 1986 até 1998 a Manchete botava todo seu bloco na rua com uma maratona que só terminava na quarta feira de Cinzas.
Mobilizando toda equipe de jornalismo a Manchete cobriu o evento por todos os cantos do Brasil, transmitia os bailes e os desfiles do início ao fim, mas em 1993 e 1994 a emissora fez caminhos alternativos e mostrou para todo o país os carnavais de Salvador (Carnaval Axé) e Manaus. Em 1995 voltou com tudo e lançou sua versão Globeleza. O último carnaval transmitido foi em 1998 e foi batizado Carnaval da Copa.
Com a Rede TV! a história é diferente. A emissora se especializou em mostrar os Bastidores do Carnaval com muita apelação, quem não se lembra do ânus verde da modelo Ju Isen em 2017? Pelo jeito esse passado apelativo ficou pra trás, determinação de Léo Dias. O programa seguirá neste ano com uma versão mais light e no comando Nelson Rubens e Flávia Noronha.