Hoje no quarto capítulo sobre as parcerias que fizeram os 60 anos da TV Brasília vamos lembrar como foi o período de parceria com o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.
Depois que o SBT surgiu em 1981 a TV Brasília passou a transmitir a programação do canal de Silvio Santos, em parte pois não eram exibidos programas na parte da manhã e da tarde como o popularesco O Povo na TV.
Por outro lado a linha de shows estava presente na programação noturna com programas musicais como A Maravilhosa Música Brasileira com Sargentelli, os shows de J. Silvestre, Moacyr Franco e Raul Gil e os humorísticos como Reapertura e Alegria 81.
No ano de 1982 a linha de shows se diversifica com a estreia de novos programas e muitos filmes exibidos além das primeiras novelas produzidas pela emissora e as lacrimosas novelas mexicanas com destaque para Os Ricos Também Choram, Destino, A Leoa e Conflito. O jornalismo teve como destaque a estreia do Noticentro na versão local com Antônio Carlos Caldeira e a edição nacional que vinha logo depois do noticiário local. A série As Prisioneiras foi outra atração de destaque em 82 além dos humorísticos Reapertura, Alegria e Feira do Riso. No esporte a emissora transmitiu jogos da Taça de Prata, amistosos, lutas de boxe e o campeonato mundial de vôlei masculino com geração da Record, assunto já abordado aqui.
No ano de 1983 os destaques ficam para as novidades nos programas de auditório: em maio o jornalista Sérgio Chapelin assume o Show sem Limite nas noites de terça, em junho o saudoso Gugu Liberato estreia nos lares de Brasília com o Viva a Noite nas noites de sábado e em setembro o polêmico Flávio Cavalcanti volta à televisão com seu programa que foi exibido primeiramente às quintas, mudou pras quartas em 84 e voltou às quintas em 85.
1984 foi um ano cheio de destaques com a estreia de Chispita, novela infantil que conquista o coração das crianças, Novos Talentos, um programa em que eram descobertos novos artistas sob o comando de Murilo Néri, as séries de sucesso na época nos Estados Unidos como A Super Máquina e Esquadrão Classe A e o seriado Joana com Regina Duarte além de especiais musicais com astros como Julio Iglesias, Roberto Leal e a boyband sensação Menudo. No esporte a emissora transmite o Paulistão e as Olimpíadas de Los Angeles com geração da TV Record.
E a parte local? Os dois grandes sucessos da emissora garantiam a grande audiência da casa. O infantil Carrossel e o jornalístico Brasília Urgente seguraram as pontas no ano em que lança um novo slogan: A Televisão que o Povo Gosta. No fim do ano o Noticentro local vira Sete da Noite.
Mas Silvio Santos queria ter seu canal próprio na capital do país e em outubro de 1984 ganha concessão do então presidente João Figueiredo, o último da ditadura, mas em março de 1985 a concessão foi revogada, meses depois ganha a concessão do presidente José Sarney para operar no canal 12, isso a partir de 1986.
E a TV Brasília entrava 1985 ainda como afiliada do SBT e foi dos estúdios da emissora que o jornalismo do SBT produziu a cobertura da eleição de Tancredo Neves. A emissora cedeu suas instalações ao SBT que fez ali as edições do Noticentro apresentadas por Mauro Zuckerman. Ainda em 1985 a emissora exibe até junho a novela Jogo do Amor e outros programas.
E no dia 30 de junho encerra - se a parceria com o SBT e no dia seguinte começa uma parceria longa com a Rede Manchete de Televisão, assunto de nosso próximo post especial no mês que vem.