Hoje é Dia da Criança e aproveitando a data vamos trazer aqui alguns programas infantis que fizeram a história da TV Brasília.
Como já dediquei um post sobre o Carrossel vale a pena reforçar que este programa teve duas fases: a primeira entre 1967 e 1972 comandada por Darlan Rosa e que atingia picos de 90 pontos e a segunda fase entre 1978 e 1987 com personagens inesquecíveis como Cacareco, Linguiça, Carranquinha, Folia, Purpurina, a Fadinha Azul, a bruxa Danadinha e Zé Gatão. Carrossel fez história e a criançada fazia a festa no antigo auditório da emissora na W3 Sul.
Um ano depois do fim do programa Adriana de Moraes voltava a encarnar a personagem no programa solo Brinca Carranquinha que ficou no ar até 1989 e era exibido aos sábados. Em 1990 a emissora lançaria o Jogo Rápido que também já falei aqui e ficou no ar por dois anos.
Quem não se lembra da Tia Leninha que fez enorme sucesso na tela da TV Nacional com A Turma da Tia Leninha exibido nas tardes da garotada entre 1984 e 1987. Ela ensinava e também divertia com um festival de desenhos clássicos.
Nos tempos da TV Tupi a programação infantil da emissora era repleta de desenhos animados pra todos os gostos com os clássicos Pica Pau, Tom e Jerry, George, o Rei da Floresta, Pernalonga, Popeye, a Pantera Cor de Rosa e ainda tinha o Clube do Mickey que era exibido no final das tardes a partir de 1978. Brasília não exibia o famoso Clube do Capitão Aza que fez sucesso na emissora.
Em 1981 a Pantera voltaria a ser exibida junto de Tom e Jerry na faixa Humor Livre que ia antes da linha de show da TVS, depois SBT.
Quem não era fã do adorado cãozinho Snoopy? Pois é, ele também teve destaque na programação da TV Brasília nos anos de 1983 e 1984 quando ia ao ar aos domingos à noite depois do Silvio Santos. Junto dele estavam Charlie Brown e seus amigos.
Também falei aqui da novela mexicana infantil Chispita que conquistou o coração das crianças em 1984. A novela era exibida em dois horários.
Na época da Rede Manchete a garotada se divertia com o Clube da Criança que foi exibido tanto na Nacional nos dois primeiros anos como na TV Brasília. O programa revelou Xuxa Meneghel que ficou três anos à frente do programa, depois veio Angélica que trouxe junto a febre dos super heróis japoneses como Jaspion, Changeman e cia. Depois vieram Mylla Christie, Pat Beijo e Debby Lagranha. Nas manhãs quem comandava era Cintiya Rachel e Patrick Oliveira, apresentadores do Cometa Alegria, logo depois Duda Little brilhou no Dudalegria. Também tivemos programas voltados para o público como Vila do Tiririca, Turma do Arrepio e o Seu Boneco e desenhos animados de montão. Foi na Manchete que os animes viraram febre a partir de 1994 quando foi exibido Os Cavaleiros do Zodíaco que conta a saga de Seiya e os cavaleiros de bronze na luta contra o mal e tivemos ainda Shurato, Yu Yu Hakusho e Samurai Warriors.
Ainda na Manchete tivemos Lucinha Lins e Cláudio Tovar juntos no infantil Lupu Limpim Claplá Topô exibido entre 1986 e 1987.O programa tinha linguagem lúdica e ensinava a língua do P. No ano seguinte tentaram trazer brincadeiras, mas não deu certo. Quem também passou pela Manchete foi Simony, ex- Balão Mágico que apresentou o programa A Nave da Fantasia por poucos meses sendo substituída por Angélica.
Nos primórdios da Rede TV! a emissora exibiu o Galera da TV que foi apresentado por Andréia Sorvetão, em 2009 a emissora trouxe Ryukendo e Pokemón. No período que era afiliada da Rede 21 a emissora exibiu Ultraman Tiga, Os Cavaleiros do Zodíaco e exibiu a faixa de animes Otacraze em 2007. Até o ano passado a emissora exibia o infantil Turma da Pakaraka e desde então não exibe mais atrações infantis.