As parcerias que fizeram a história da TV Brasília - Rede 21 (de 2003 à 2008)

Em seus quase 60 anos a TV Brasília foi afiliada de cinco redes: Tupi, SBT, Manchete, Rede TV e Rede 21 e é com a Rede 21 que inicio uma série especial que será publicada na última terça de cada mês até março do ano que vem.


A Rede 21 é um canal pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação e foi criada em 1996 inicialmente transmitida para a Grande São Paulo. Entre 1996 e 2002 exibia sua programação no canal 21 UHF e em algumas operadoras de TV por assinatura. Em 1999 a emissora passa a ter seu sinal captado nas parabólicas e em 2002 ganha sua primeira retransmissora em Salvador, mas em 2003 decide então se expandir e formar uma rede de TV nacional. 

Foi quando a TV Brasília decidiu abandonar a parceria com a Rede TV devido à expansão dos programas locais que tinha na grade fazendo com que a Rede TV tivesse oito horas diárias. No Correio Braziliense do dia 31 de maio foi feito o anúncio da troca de rede com uma matéria trazendo as atrações do canal. No domingo 1º de junho foi inaugurada a Rede 21 com a TV Brasília como afiliada na capital federal. Segundo a matéria o então diretor superintendente André Gustavo Stumpf dizia que a emissora tinha uma programação voltada para as classes A e B. A programação da Rede 21 era exatamente essa com muitas séries cult, filmes, destaques esportivos e noticiários. A programação era exibida das 4 da tarde à meia noite. No jornalismo boletins do Giro 21 eram exibidos de hora em hora com apresentação da então iniciante Mariana Ferrão que também apresentava as entrevistas de Larry King que iam ao ar logo após o Jornal 10. O Jornal 10 em sua primeira fase na Rede foi apresentado por Cristiane Magalhães e no dia 21 de agosto iniciava uma nova fase com apresentação de Fábio Pannunzio e Ana Luísa Médici. As séries cult e grandes sucessos estavam presentes na Rede 21 como A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, Casal 20, Nanny e sucessos recentes como Sex and the City, Seinfeld, Will and Grace e outros. Os programas que foram exibidos na primeira fase foram Tá na Moda com Angelita Feijó, Rota 21, uma produção independente que falava de rotas turísticas pelo Brasil, Comercial e Cia sobre os bastidores da propaganda e Pesca e Cia. E a TV Brasília também trazia novidades na programação como citado na mesma matéria do Correio: a manutenção dos programas locais e a estreia de novos como Sala de Cinema, Edição da Noite, o telejornal de fim de noite com Williane Rodrigues e o programa de Mônica Nóbrega.

Em 2005 a Rede 21 lança em maio novos programas como Saca Rolha, uma mesa redonda onde eram debatidos os assuntos do momento com apresentação de Marcelo Tas, Mariana Weickert e Lobão e Blog 21 com o rapper Xis, a princesa Paola de Orleans e Bragança e o humorista Felipe Xavier. Ambos acabaram não dando certo e saíram do ar no final daquele ano. A emissora trouxe seriados consagrados como Arquivo X, O Incrível Hulk, Batman e 3rd Rock the sun além do seriado japonês Ultraman Tiga, meses mais tarde os animes Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho foram exibidos na Rede 21. Programas como Top of the pops e National Geographic também tinham espaço na grade. No jornalismo Lilian Witte Fibe voltaria a ocupar uma bancada de telejornal apresentando o Jornal 21, mas por pouco tempo e no fim daquele ano Lilian foi demitida. 

Em 2006 a Rede 21 vira Play TV enquanto isso o canal enfrenta crise com a perda de afiliadas e o cancelamento dos contratos com os programas. No dia 5 de junho o canal muda de nome e passa a exibir atrações voltadas para o público nerd e adolescente além de programas sobre os games produzidas pela Gamecorp como o Combo Fala + Joga apresentado por Luciano Amaral, o eterno Lucas Silva e Silva de Mundo da Lua, os musicais Vale 10 e Disparada apresentados por Luiza Gottschalk e Vitamina T com Tatiana Dumenti, porém a associação do grupo Bandeirantes com a Gamecorp geraram enormes polêmicas que foram divulgadas pela imprensa. Em 2007 o destaque da programação é a faixa de animes Otacraze. 

No começo de 2008 a parceria é desfeita e a Rede 21 começa a desmoronar. Então chegava a hora da TV Brasília desfazer a parceria ao mesmo tempo que voltava a ter o controle dos Diários Associados. Foram cinco anos de parceria com uma programação diversificada, mas com menor retorno comercial e o canal então voltou a se afiliar à Rede TV!.

E essa história é assunto para outra conversa. Atualmente a emissora ficou restrita à São Paulo e exibe a programação da Igreja Universal do Reino de Deus e com pouquíssimas atrações próprias. 

No mês que vem a série contará a parceria com a Rede Tupi que durou 20 anos. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.