O segundo assunto da seção Opinião é sobre a reprecussão de declarações e alfinetadas da Globo na Band no Upfront, evento da Globo para o mercado publicitário na última segunda feira. Pra quem não pegou o bonde da história no evento William Bonner que está a dias de deixar a bancada do Jornal Nacional fez uma provocação à Band por causa da volta das transmissões de Fórmula 1 perguntando: vocês sabem o que é a Fórmula 1? Isso pra mim soou como arrogância, pois a Globo quando perdeu os direitos pra Band em 2021 sumiu com o noticiário da categoria e fez isso nos últimos quatro anos e só agora que recuperou os direitos exibe no Fantástico aos domingos o resultado usando imagens da Band, pois bem. A Globo transmitiu a categoria por 40 anos e de 2015 até 2020 tratou com descaso o produto e se não fosse a Band fazer um trabalho decente e correto com todo o respeito que o fã merece a F1 não teria o retorno, mas a Liberty não pensou assim quando decidiu pela Globo que ofereceu a menor proposta em dinheiro pois pensou em alcance e apesar da Band ficar na maioria das vezes na vice liderança eu temo pelo que a Globo vai fazer ano que vem com a transmissão de 15 corridas em TV aberta sem pré e pós corrida que vai ficar pro Sportv. Outro ponto negativo envolveu a chef se é que posso chamar de chef Renata Vanzello do reality Chef de Alto Nível que declarou o seguinte: um episódio nosso (do reality Chef de alto nível) deu mais audiência do que todas as temporadas do MasterChef da Band. O reality que está no ar há 11 anos na Band tem mais tradição enquanto o da Globo vai pra sua segunda temporada pois o MasterChef popularizou o reality gastronômico e pra fechar o ator Eduardo Stereblich que foi revelado no Pânico fazendo humor fez uma ironia com Beleza Fatal, novela exibida pela Band com Vale Tudo e aí ele pegou pesado falando que a vilã Lola era a Bebel da 25 de Março, comparação bem pejorativa com a personagem de Camila Pitanga em Paraíso Tropical, novela de 2007. O que fica claro então é que o Upfront serviu mais pra tirar sarro da concorrência do que apresentar sua programação. A Globo tem alcance em todo o território nacional, mas não pode mais ficar se vangloriando de seus programas, pois esquece que temos outras opções de entretenimento como o YouTube e os serviços de streaming. Não há mais espaço pra ridicularizar a concorrência que deveria ser saudável, mas o que vemos aqui na TV brasileira é a concorrência predatorial onde o mais forte devora o mais fraco e a Globo se esquece que existem outras opções, pois tem que tomar cuidado pra não ser engolida pelo streaming, pois o que vimos no Upfront foi uma arrogância que leva a soberba, um dos sete pecados capitais.


