70 anos de RecordTV e a relação com Brasília

 


Hoje, 27 de setembro a RecordTV, a mais antiga rede de televisão em atividade no país completa 70 anos. Sete décadas de uma rica história e muitas controvérsias, mas aproveito o tema pra falar da relação da emissora com Brasília. Muito antes de ser a atual RecordTV o canal 8 de Brasília teve vários nomes.

Inicialmente a TV Alvorada foi a pioneira. Em 1960 foram dadas três concessões: uma para os Diários Associados (TV Brasília), a TV Nacional e a TV Alvorada que funcionava em uma estrutura precária num prédio da 104 Norte e os estúdios ficavam na Torre de TV, mas só foram inaugurados em 1965. A Alvorada deixou a Record em 1967 para retransmitir a Excelsior e voltou em 1969 já que a emissora paulista era a cabeça da Rede de Emissoras Independentes.

Em 1972 o canal muda de nome e passa a se chamar TV Rio e já falei aqui sobre o canal que teve seu fim em janeiro de 1976. Meses mais tarde o canal 8 ressurgia como TV Itamaraty que depois passou para TV Regional e até 1978 a emissora retransmitia algumas atrações da Record. 

Inaugurada em 1981 a TV Capital transmitia até 1985 programas da TV Educativa do Rio de Janeiro e em março de 1987 assinou acordo com a Record para transmitir 6 horas diárias da programação da emissora (assunto que também já abordei aqui). No pacote estavam programas que duraram pouco como o jornalístico São Paulo à tarde apresentado por Silvia Poppovic e João Carlos Albuquerque, o Canalha e telejornais como o Record nos Esportes e Jornal da Record numa fase em que o canal ficou restrito ao estado de São Paulo na fase final da era Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos. Em agosto de 1989 forma rede com a emissora transmitindo o Jornal da Record, à época apresentado por Carlos Nascimento e o Record em Notícias, o popular jornal da tosse.

Quando o bispo Edir Macedo comprou a emissora em novembro de 1989 a Record iniciou em 1990 o projeto de expansão de sua rede nacional e Brasília foi uma das primeiras capitais a fazer parte da nova Record (outro assunto que já abordei aqui). No dia 9 de dezembro de 1990 a Capital passou a fazer parte da emissora transmitindo sua programação. Em 1993 o nome TV Capital deixa de existir e o canal 8 passa a se chamar TV Record Brasília. A produção de programas locais ainda era tímida mas já tinha programa sendo feito daqui e que ia ao ar em rede nacional, o programa político Brasília ao vivo que depois virou Fala Brasil (não confundir com o telejornal de mesmo nome) apresentado pela jornalista Regina Mamede. Em 1995 estreia o Informe Brasília, depois Informe DF que foi apresentado inicialmente por Martha Correa.

Em abril de 2006 a emissora lança o DF Record, telejornal local que seguia o padrão de telejornais locais da rede e que foi inicialmente apresentado por João Beltrão e Tatiana Flores, depois Luiz Carlos Braga fez parte do telejornal. Em janeiro de 2007 estreia o Balanço Geral, telejornal comunitário que foi apresentado inicialmente por Henrique Chaves que hoje é apresentador do Cidade Alerta, atualmente quem apresenta é Fred Linhares que é deputado federal e uma versão local do Tudo a Ver com Renata Varandas, ao mesmo tempo estreava também a versão local do Esporte Record com Janice de Castro. Em fevereiro de 2008 estreava o DF no Ar que foi inicialmente apresentado por Luiz Fara Monteiro e atualmente é apresentado por Neila Medeiros. Em 2015 a emissora tem sua Venenosa pra chamar de sua, Sabrinna Albert. 

Na década de 2010 a Record Brasília se viu em polêmicas, uma delas envolvendo Marcão do Povo, atualmente no Primeiro Impacto do SBT que foi acusado de racismo com a cantora Ludmilla e teve seu contrato rescindido, em 2020 seis jornalistas foram demitidos por racismo. Ainda em 2020 a emissora contrata Matheus Ribeiro que foi destaque no rodízio especial dos 50 anos do Jornal Nacional para assumir o DF Record, antes a emissora trouxe Guilherme Portanova.

Na grade atual da emissora temos os jornalisticos diários DF no Ar com Neila Medeiros, Balanço Geral com Fred Linhares, Cidade Alerta con Henrique Chaves, DF Record com Guilherme Portanova e o Agro Record aos domingos com Narla Aguiar. Dentre os projetos de destaque está o RecordTV nas Cidades onde o time da emissora passa o dia nas cidades do DF e do entorno com muito sucesso e pude comprovar isso ano passado quando esteve em Sobradinho II num evento muito legal onde vi de perto o Fred Linhares, a Neila e a Nikole Lima que hoje está de novo na TV Brasília. 

Eu deixo aqui minha saudação e meus parabéns a todos os funcionários da RecordTV Brasília pela data. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.