Faltam 10 dias para a Copa do Mundo no Catar e a oportunidade traz a história das Copas pela TV Brasília. Seja na Tupi ou na Manchete a Copa foi vista na tela do Canal 6.
No México em 70, na primeira Copa do Mundo a ser transmitida na TV a Tupi formou com a Globo, Rede de Emissoras Independentes e a Bandeirantes a Rede Brasileira de Televisão. Na época cada jogo era dividido entre os narradores que narravam parte dos jogos.
No mundial de 1974 na Alemanha a Tupi mostrou os jogos com narrações de Walter Abrahão e Fernando Sasso. Aqu trago a coletânea de anúncios publicados no Correio Braziliense sobre os jogos mostrados pela TV Brasília/Tupi.
Na Copa de 1978 a Tupi andava mal das pernas e agonizava, mesmo assim mandou pra Argentina uma equipe experiente para transmitir as partidas daquele mundial. Com o slogan Quem for brasileiro que nos siga a pioneira até que se esforçou, mas o sufoco financeiro foi matando o canal e aqui trago os anúncios dos jogos daquela Copa.
Em 1982 no mundial da Espanha o SBT sequer tinha os direitos e a TV Brasília se limitou a mostrar no Noticentro - Edição Local a festa da torcida nos jogos do Brasil.
Em 1986 já afiliada à Rede Manchete a TV Brasília dedicou 17 horas diárias de sua programação ao mundial do México. Era o projeto Copa Total com 500 horas no ar e a programação foi dedicada ao evento só parando para os telejornais vespertinos, o Jornal da Manchete e o sucesso da época Dona Beija durante a semana. Aqui a coletânea de anúncios relativos ao mundial.
Na Copa da Itália em 1990 o nome foi mantido, mas limitado ao Plano Collor a emissora investiu US$ 7 milhões em um estúdio no IBC em meio ao megasucesso de Pantanal. A Copa de 90 acabaria sendo a última do comentarista João Saldanha que mesmo doente contrariando orientação médica viajou para a Itália e lá fez sua última cobertura falecendo dias depois. Outra atração foi Paulo Roberto Falcão, o Rei de Roma que tinha um programa A Itália de Falcão em que ele mostrava a cultura e os costumes italianos sendo também comentarista.
Em 1994 justo na Copa em que o Brasil foi tetra a Manchete não pode mostrar o mundial dos Estados Unidos se limitando apenas a fazer a cobertura jornalística pois a IBF, antiga dona antes da volta de Adolpho Bloch ao comando da emissora não pagou uma parcela relativa aos direitos de transmissão e a Manchete ficou de fora da festa.
A última cobertura de Copa do Mundo da Manchete na França em 1998 acabou agravando a situação financeira da emissora. Mesmo sufocada em dívidas a Manchete fez jus à tradição e cobriu o mundial, mas a audiência foi lá em baixo. A TV Brasília mostrou no Brasília Alerta e no Brasília Notícias a movimentação da torcida em Brasília e o BRB co-patrocinou o evento.
Desde 2002 a emissora se limita a fazer cobertura jornalística já que a Rede TV! nunca transmitiu uma Copa do Mundo. Em 2006 quando era filiada à Rede 21 o programa Debate Capital que ia ao ar aos sábados com mediação do jornalista Kido Guerra fazia uma mesa redonda durante os jogos do mundial e o falecido Domingos Mello entrava nos telejornais com a cobertura jornalística do evento.