OPINIÃO: Qual o futuro da TV Brasília e Rede TV?


A partir de agora no TV em Brasília da mesma forma que o Êgon Bonfim faz no EHMB De Olho na TV também vou emitir minhas humildes e sinceras opiniões pessoais sobre a televisão oportunamente e pra começar minha série vou falar sobre a TV Brasília e o seu futuro com a Rede TV. E eu vejo um futuro bem nebuloso para as duas emissoras, até porque a TV Brasília exibe boa parte da programação do canal de Amilcare Dallewo, mas como todos sabem a Rede TV! está no ar há quase 23 anos e nada contribuiu para a televisão brasileira, pelo contrário exibiu atrações de gosto duvidoso. 

Mas voltemos a 1999, ano marcado pelo fim da Rede Manchete e a TV Brasília era uma das poucas, pouquíssimas afiliadas da então agonizante rede e depois do malfadado acordo com a Renascer em Cristo foi vendida para o Grupo Tele TV em maio. Durante o período de transição a TV Brasília exibia desenhos e seriados como tapa buracos na programação e no dia 15 de novembro de 1999 lançava no mesmo dia da estreia nacional da Rede TV! sua nova programação local com uma bateria de novos programas e a Rede TV! por sua vez tinha no começo uma programação de qualidade, mas tudo isso começou a ir por água abaixo ainda em 1999. No segundo semestre do ano 2000 a TV Brasília começava a entrar em crise e extinguir sua programação local ao mesmo tempo que a emissora sucessora da Manchete começava a popularizar sua programação com o intuito de obter audiência fácil, daí vieram atrações apelativas como o Teste de Fidelidade no programa de João Kléber. A TV Brasília passou a retransmitir praticamente toda a programação da Rede TV! em meio à crise nos Diários Associados até ser vendida em 2001 para o Grupo Paulo Octávio. Sob a nova administração a partir de 2002 a emissora deu sinais de recuperação e em 2003 decide trocar a Rede TV pela Rede 21 surpreendendo o mercado publicitário. A Rede TV! ficou mais de dois meses sem ser exibida para Brasília até que a TV União passou a exibir sua programação até meados de 2005. Quando a TV Brasília voltou pras mãos dos Diários Associados em janeiro de 2008 a emissora estava bem estruturada e em junho de 2008 voltou a transmitir a Rede TV! e nessa época o canal de Dallewo já exibia atrações populares tendo como carro chefe o programa Pãnico na TV.

Mas agora voltando à realidade vemos uma TV Brasília completamente sem vontade de investimentos pois tem apenas jornalísticos na parte da tarde como o policial DF Alerta apresentado por Brunoso que saiu do Alerta Nacional para assumir o programa policial da hora do almoço, na sequência vem o Jornal Local e o CB.Poder. Durante boa parte da programação são exibidas atrações independentes que rendem dinheiro no caixa, mas faltam aos donos do canal mais investimento na programação local que sempre foi o forte. Ultimamente em conversa no Twitter com Cauan Schmidt Souza, o dono do Baú da TV Brasília lamentamos a ausência de programas musicais e isso reflete bem a situação atual da emissora e a Rede TV! que comete um erro atrás do outro na sua programação principalmente na parte da manhã, perdida sem pé nem cabeça, o que dizer? As audiências chegam a beirar o traço em certos momentos do dia e a emissora consegue alguns pontos em alguns horários com o programa de fofoca A Tarde é Sua e no Alerta Nacional comandado por Sikera Júnior que cheguei a gostar dele no início, mas depois de alguns meses deixei de assistir até porque virou defensor ferrenho do presidente Jair Bolsonaro, aliás os donos são assim com o Coiso, basta ver a postura de certos jornalistas como Luís Ernesto Lacombe que está no Rede TV News e tinha o Opinião no Ar que saiu do ar. Das poucas coisas que assisto só vejo o Operação de Risco, mas de vez em quando.

Por isso aposto que dentro de um ou dois anos a TV Brasília deva se separar da Rede TV! e trilhar seu caminho ou fechar as portas porque do jeito que está não pode continuar com uma fraca programação local e sendo submissa diante de atrações duvidosas da Rede TV! e repetir o erro de 2000, é assim que penso.

Tags

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
Êgon Bonfim disse…
Minhas impressões:

1) Tudo indica que ninguém mais se interessa pela TV aberta, todos estão de olho no streaming. A Rede TV! surgiu no final dos anos 90 em meio a tendência dos "resultados imediatos" nos meios de comunicação, até então adeptos ao "jogo de paciência", graças a essa "droga letal" do Real Time do IBOPE, que destruiu a qualidade na televisão. E tudo começou com a dona Marluce na Globo, uma experiente executiva do ramo varejista e que adotou esses métodos numa área em que ela jamais teve familiaridade. Isso foi imediatamente aderido pela concorrência e mais até pelos novos donos da Manchete, que fez a Rede TV! ficar parada no tempo até hoje (como a TV aberta inteirinha) desesperada por audiência e pouco se linchando por faturamento dos anunciantes. Já reparou que o modo de se fazer programação de TV e seu conteúdo são praticamente os mesmos de 20 anos pra cá? E pior, relutaram em se preparar para a quarentena da pandemia da Covid temendo perder dinheiro, transparecendo esse estilo mercenário e ganancioso em gerir uma emissora de TV, acabando com o mercado de trabalho e virando "cabide de empregos", sustentadas por seitas evangélicas. As afiliadas então, recorrem a independência, mas quebram a cara lá na frente, é de dar pena (TV A Crítica, TV Cidade Verde de Cuiabá, TV Meio Norte de Teresina, etc). Sinto que a TV aberta vai morrer logo se ninguém fizer absolutamente nada.

2) Mudando de assunto: fui procurar por novas programações antigas no Google para organizar meu estoque já para o ano que vem e flagrei mais dois blogs piratas que estão deliberadamente fazendo Ctrl C + Ctrl V de minhas postagens antigas, tal qual a introdução que eu faço dos posts. Talvez por isso que muitos internautas estão notando essa onda de "imitadores", que mal saem das fraldas e mendigam popularidade na maior cara dura, e recorrem ao meu blog ORIGINALÍSSIMO a ponto de eu obter uma média diária de 200 views, independente da quantidade de publicações. Eis os links dos infelizes Programação Antiga BLOGSPOT (programacaantiga.blogspot.com) e Nmrse (aarsxwko.blogspot.com).

3) Ah! e qual o seu e-mail Kléber? A gente podia se falar e trocar ideias. Descobri uma reportagem antiga de uma revista de TV na Hemeroteca que só no e-mail darei mais detalhes. Se você quiser mandar um e-mail pra mim pra eu te retornar, entre no meu canal no YT e vai lá no item "Sobre" que lá está meu e-mail.

E agradeço de coração pela menção que faz de mim e do meu blog.
Kleber Nunes disse…
Oi Êgon, me desculpe. O meu e-mail de contato é knunes2005@yahoo.com.br. Também pode entrar em contato no knfranca2@gmail.com
Dabyh Cinacchi disse…
Na minha opinião, é melhor a TV Brasília deixar de vez a RedeTV! e ser uma emissora independente.