Como a imprensa documentou o processo das novas concessões que deram origem ao SBT e a TV Manchete

Hoje faz 40 anos que surgiu o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, mas pra lembrar como foi o nascimento vamos relembrar o processo que começou cinco meses antes.

A TV Tupi foi extinta em julho de 1980, assunto já abordado aqui inclusive trouxe recortes de como a imprensa documentou o fim da pioneira. Oito meses depois no dia 19 de março de 1981 o governo do então presidente João Baptista Figueiredo lançou edital de licitação de concessões. E os vencedores foram o empresário e animador Silvio Santos e o empresário Adolpho Bloch, dono da editora Bloch que editava a revista Manchete.













Aqui um compilado de matérias nos jornais Correio Braziliense, O Globo, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, A Tribuna de Santos que publicou uma nota na primeira página (obrigado Egon pela dica) e O Fluminense do dia 20 de março de 1981 e três páginas da revista Manchete do dia 4 de abril de 1981.



Aqui trago anúncio de página inteira publicado na Folha e no Estadão do dia 19 de agosto, além de box publicado no Correio e matéria da Ilustrada da Folha sobre a estreia do SBT.

E finalizando a repercussão da assinatura do contrato publicada na Folha do dia seguinte. Lembrando que Adolpho Bloch colocou sua Rede Manchete no ar em junho de 1983, mas isso é assunto pra outra história.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
Êgon Bonfim disse…
Kléber, quer mais um periódico para o seu repertório de pesquisas na Hemeroteca Digital Brasileira? Lá tem o jornal A Tribuna, de Santos, litoral de São Paulo. Recentemente, foi abastecido com as edições de toda a década de 80 (de 80 a 89). Vale a pena dar uma conferida. Quem sabe não pinta por lá outras reportagens sobre o assunto deste post.