Globo Brasília completa meio século de existência

Com a suspensão das postagens das grades antigas vamos tacar história. Neste dia 21 de abril a TV Globo Brasília completa 50 anos. 


A filial candanga da Globo foi inaugurada em 21 de abril de 1971, mas antes seu sinal chegava pela TV Nacional entre 1967 e 1970. A emissora ganhou a concessão em 1969 e tiveram dois anos de preparação até a inauguração no dia que Brasília comemorava seus 11 anos. A primeira transmissão do Canal 10 foi o jogo entre Flamengo x Vasco e na sequência o Som Livre Exportação. Abaixo trago cinco recortes do jornal O Globo do dia da inauguração e do dia seguinte (clique na imagem para ampliar e ler a matéria).







   

Por estar no centro do poder a emissora foi estrategicamente fundamental para a inserção no cenário nacional e os telejornais de rede tinham blocos locais, bem antes da estreia dos telejornais locais. O Jornal Hoje teve bloco local apresentado por Cláudio Lessa (acima vídeo de 1979 falando de esportes) e o Jornal Nacional teve blocos locais apresentados por Heitor Ribeiro, Júlio César e Celso Freitas. Em 1983 estreava o Bom Dia Brasil, primeiro noticiário de rede produzido em Brasília e até 1996 falava exclusivamente de política e economia. 







Também em 1983 estreava o DF TV, telejornal local que inicialmente era a noite, já chegou a ter três edições diárias entre 1984 e 1989 e uma edição aos domingos entre 84 e 87. Na bancada passaram apresentadores como Carlos Magno, Carlos Campbell, Maria Luiza, André Duda, Liliane Cardoso, Alexandre Garcia, Luiz Carlos Braga e atualmente com as nomenclaturas DF 1 e 2 o telejornal é apresentado por Fábio William e Antônio de Castro. Em janeiro de 1991 estreou o Bom Dia DF, pois a Globo Brasília foi uma das últimas emissoras a estrear um telejornal matinal. O telejornal atualmente é apresentado por Fred Ferreira e Natália Godoy. No mesmo ano foi lançado o Globo Comunidade. O Globo Esporte desde 2012 é 100% local, antes era em apenas um bloco e o programa passou a seguir a regionalização tendo um espaço todo voltado ao esporte do DF. Atualmente o programa é apresentado por José Maurício Oliveira.


Além disto a emissora produz temporadas do Distrito Cultural e programas voltados para a vida dos brasilienses. Durante esses 50 anos a Globo revelou talentos no jornalismo e dentre esses talentos destacam - se os atuais apresentadores do Fantástico Tadeu Schmidt e Poliana Abritta que começaram carreira na Globo Brasília . 

O blog TV em Brasília dá os parabéns à Globo Brasília pelos 50 anos.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
Êgon Bonfim disse…
O mais curioso é que a Globo DF foi por muitos anos a única praça Global que podia fazer transmissões de futebol, até porque o futebol do Distrito Federal era muito fraco e não era páreo para o futebol carioca e paulista. Aliás, esse blog merece uma postagem sobre os narradores, comentaristas, repórteres e outros integrantes das equipes esportivas das TVs de Brasília ao longo da história. Deve ser difícil, mas não impossível.