2020 está acabando e o ano ficou marcado pela pandemia. Aqui no blog TV em Brasília o ano foi de mudanças, grades e uma pitada de frustração. Nesse último post do blog vamos fazer uma retrospectiva de tudo que fizemos por aqui.
Logo nos primeiros dias do ano numa denúncia conjunta com os blogs EHMB na TV e Memória da TV em foco (infelizmente desativado) denunciamos um pilantra que usava nossos blogs e copiar de forma descarada o trabalho de trazer grades antigas. Ele ainda continua, mas pelo menos parou de copiar.
No mês de março mudei o nome do blog para TV em Brasília. O motivo: o atraso da Hemeroteca Digital em disponibilizar os períodos que falta do Correio Braziliense e o grande culpado era os Diários Associados. Enviei um e-mail perguntando sobre quando teríamos novos períodos e eles me disseram que dependia dos Diários porque não tinham controle. Lembrando que faltam no acervo os anos 90 (só tem até janeiro de 1991), os dois primeiros anos da década de 2000 e a segunda metade dos anos 2010 do jornal, a mesma pergunta fiz na página do Cedoc do Correio no Instagram e eles me disseram que isso está em tempo, só espero que seja lançado em 2021 pois dos grandes jornais brasileiros só falta o Correio lançar o seu acervo oficial, coisa que a Folha, O Globo e Estadâo (acessos restritos à assinantes, só que não pois consegui burlar com o burles.co) já tem.
Ainda em março durante seis sábados lancei a série que contou os 60 anos de televisão na capital federal. A série foi interrompida em abril. Durante 20 dias paralisei as atividades tanto aqui como no Blog de knunes em razão da pandemia.
Em setembro tanto aqui como no Blog de knunes acompanhamos o primeiro reality show da televisão da capital: Os Infiltrados que teve Wesley Calixto como vencedor.
No mais foi um ano que tivemos muitas grades de programação das décadas de 70, 80, 90, 2000 e 2010. Para 2021 eu espero que venham esses novos períodos no acervo da Hemeroteca porque pretendo fazer cinco grades por dia: uma de cada década além de trazer mais anúncios da TV Brasília e novos recortes. A seção que criei este ano trouxe recortes sobre fatos marcantes da TV local e um dos que mais me marcou foi do dia que a TV Tupi desapareceu e que coletei registros da imprensa no dia seguinte.
Agora faremos aqui um breve resuno do que as emissoras locais fizeram em 2020
- TV Brasil: Por ser uma emissora do governo o canal 2 de Brasília só manteve a programação
- Band: No Canal 4 foi ano pra enxugar gastos. Em abril a emissora demitiu vários profissionais dentre eles Juliana Cury que apresentava o Band Cidade
- TV Brasília: No Canal 6 que completou 60 anos a temporada foi de novidades e saídas. No esporte transmitiu os jogos do Candangão e a Corrida de Reis. Durante a pandemia transmitiu lives como a de Pedro Paulo e Matheus no dia do aniversário da cidade e da emissora. No DF Alerta Nikole Lima deixou a emissora e quem assumiu o seu lugar foi Brunoso que era repórter do Alerta Nacional e assumiu o posto. No fim do ano são encerrados os programas Vitrine Gastrô e momento CBV.
- RecordTV: No ano da emissora a novidade foi as contratações de Matheus Ribeiro que ficou famoso ao ser o primeiro âncora gay a apresentar o Jornal Nacional que assumiu o comando do DF Record substituindo Luiz Carlos Braga que voltou pro Rio para trabalhar na TV Brasil e Nikole Lima que assumiu o Balanço Geral Manhã no lugar de Giuliano Cartaxo que foi demitido. Christina Lemos que era repórter política de Brasília assumia a bancada do Jornal da Record no lugar de Adriana Araújo e ainda teve o polêmico episódio de racismo que envolveu seis pessoas da equipe de jornalismo que foram demitidas por justa causa dentre eles o então diretor de jornalismo local João Beltrão e as repórteres Rachel Vargas (que foi pra CNN) e Lívia Braz.
- Globo: O ano teve mudanças pontuais no jornalismo. No dia 20 de janeiro Natália Godoy assume a apresentação do Bom Dia DF ao lado de Fred Ferreira e em maio Stephanie Alves deixava o Globo Esporte que durante a pandemia foi suspenso e voltou no dia 3 de agosto com José Maurício Oliveira na apresentação.
SBT: Seguiu transmitindo os telejornais locais.
E assim prestamos contas e encerramos os trabalhos do blog em 2020. O meu muito obrigado à todos que acessaram o blog e peço para que continuem em 2021. O blog TV em Brasília deseja um Feliz 2021 a todos e amanhã começamos um novo ano de muito trabalho.