30 anos de Ana Raio e Zé Trovão e o Brasil que o Brasil não conhecia na tela da Manchete

Hoje também faz 30 anos da estreia da sucessora de Pantanal exibida na extinta Rede Manchete.





Com o slogan O Brasil que o Brasil não conhece a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão estreava em 12 de dezembro de 1990 com a inglória missão de substituir o megasucesso Pantanal. Escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar foi dirigida por Jayme Monjardim e exibida em 251 capítulos sendo a segunda novela mais longa perdendo apenas pra Mandacaru, novela de 1997. A história conta a saga de Ana de Nazaré, órfã de pai e mãe que é estuprada pelo capataz de seu pai Canjerê e fica grávida de Maria Lua. Depois de 13 anos Ana de Nazaré vira Ana Raio que é uma peoa de rodeios e com sua caravana roda pelo país em busca de sua filha raptada de seus braços quando bebê. Um belo dia a sua caravana cruza com a caravana de Dolores Estrada e que tinha como estrela o peão Zé Trovão que também desconhece seu passado, daí entre rodeios e viagens surge uma história de amor.

A intenção da Manchete era mostrar o Brasil que o Brasil não conhece com muitas imagens do interior com suas paisagens e a maioria das cenas era gravada em externas e em cidades cenográficas. A novela itinerante percorreu 14 mil quilômetros Brasil afora e a trilha sonora apostou em músicas sertanejas e de rodeio e as tramas iam surgindo ao longo das estradas brasileiras. Na produção foram gastos 8 milhões de dólares e o departamento comercial atuou de forma intensa na venda das cotas de patrocínio, uma delas do posto Ipiranga que aparece na abertura. 

No elenco quem deu vida à sofrida Ana de Nazaré que virou Ana Raio foi Ingra Liberato que se destacou na primeira fase de Pantanal e o papel de Zé Trovão foi de Almir Sater. Tamara Taxman fez o papel de Dolores Estrada, Nélson Xavier fez o papel de Canjerê e ainda integravam o elenco Roberto Bontempo, Giuseppe Oristânio, Helena Ranaldi, Ângela Leal, José de Abreu, Marcos Caruso entre outros. A novela ainda contou com participações especiais de artistas envolvidos no mundo dos rodeios como o saudoso Beto Carrero, as duplas sertanejas Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico, Roberta Miranda, Sula Miranda entre outros. A personagem de Tamara Taxman chegou a ter um camarote no carnaval de 1991 montado pela Manchete. A novela foi exibida em compacto entre março e maio de 1993 em 92 capítulos e no SBT entre junho de 2010 e abril de 2011 sendo que a apresentação foi de 258 capítulos. Na versão original os índices ficaram na média de 15 pontos dando a Manchete o segundo lugar só que com audiências baixas que Pantanal, já no SBT a audiência foi de 7 pontos levando a emissora a esticar a trama. A trilha sonora teve dois volumes gravados pela Bloch Discos e o tema de abertura foi assinado pela banda Sagrado Coração da Terra.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.