Os 45 anos da estreia de A Viagem, um dos grandes sucessos da Tupi

Há exatos 45 anos atrás a Rede Tupi de Televisão estreava um de seus grandes sucessos na dramaturgia.


A primeira versão de A Viagem estreou em 1º de outubro de 1975 no horário das 20 horas. Escrita por Ivani Ribeiro a trama abordava temas como o espiritismo na filosofia de Allan Kardec e a vida após a morte. Para escrever a novela a autora contou com a consultoria de Herculano Pires que estudou o tema e a inspiração foi Chico Xavier. Foram exibidos 141 capítulos. 


A história se inicia com Alexandre, personagem de Ewerton de Castro sendo preso em flagrante numa tentativa de roubo e sua irmã Diná, personagem de Eva Wilma fará de tudo pra defendê -lo e procura o advogado César Jordão, personagem de Altair Lima que é um homem revoltado e disposto a condená-lo, pois o morto era seu amigo. Alexandre acabaria sendo condenado e se mata na prisão. A partir daí ele iniciaria uma vingança no modo espiritual. No decorrer da história César e Diná se apaixonam e morrem se reencontrando na colônia espiritual Nosso lar e de lá juntos superaram as dificuldades e com o amor reverteram as influências perversas de Alexandre.


No elenco além de Eva Wilma, Altair Lima e Ewerton de Castro estavam Tony Ramos que interpretou Téo, Adriano Reys interpretando Raul, Rolando Boldrin no papel de Alberto, Irene Ravache como Estela, Elaine Cristina como Lisa e Carlos Alberto Ricelli como César Júnior. 


A novela obteve 22 pontos de audiência média pois enfrentava a forte concorrência de Janete Clair que escrevia o megasucesso Pecado Capital na Globo, pois na época as duas autoras rivalizavam no horário. A trilha sonora foi lançada em dois volumes: nacional e internacional, só que ocorria o inverso, pois a trilha internacional foi lançada primeiro e a trilha nacional passou despercebida. O tema de abertura foi Tornado da banda The Wiz. A novela ficou no ar até 27 de março de 1976 e foi reapresentada entre 3 de março e julho de 1980 substituindo a incompleta Como Salvar meu casamento e uma nova abertura foi produzida e um tema musical foi introduzido, um mix de duas músicas da banda Alan Parsons Project: Voyager e The Eagle Will Rise Again. Em 1994 Ivani reescreveu a novela na Globo e o remake foi exibido no horário das 7 da noite sendo um grande sucesso. No elenco Christiane Torloni (Diná), Antônio Fagundes (Otávio Jordão), Miguel Falabella (Raul), Maurício Mattar (Téo), Guilherme Fontes (Alexandre), Andréa Beltrão (Lisa) e Lucinha Lins (Estela) interpretaram os papéis da versão original que foi reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo em 1997 e 2006.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.