Há exatos 45 anos atrás a Rede Tupi de Televisão estreava um de seus grandes sucessos na dramaturgia.
A primeira versão de A Viagem estreou em 1º de outubro de 1975 no horário das 20 horas. Escrita por Ivani Ribeiro a trama abordava temas como o espiritismo na filosofia de Allan Kardec e a vida após a morte. Para escrever a novela a autora contou com a consultoria de Herculano Pires que estudou o tema e a inspiração foi Chico Xavier. Foram exibidos 141 capítulos.
A história se inicia com Alexandre, personagem de Ewerton de Castro sendo preso em flagrante numa tentativa de roubo e sua irmã Diná, personagem de Eva Wilma fará de tudo pra defendê -lo e procura o advogado César Jordão, personagem de Altair Lima que é um homem revoltado e disposto a condená-lo, pois o morto era seu amigo. Alexandre acabaria sendo condenado e se mata na prisão. A partir daí ele iniciaria uma vingança no modo espiritual. No decorrer da história César e Diná se apaixonam e morrem se reencontrando na colônia espiritual Nosso lar e de lá juntos superaram as dificuldades e com o amor reverteram as influências perversas de Alexandre.
No elenco além de Eva Wilma, Altair Lima e Ewerton de Castro estavam Tony Ramos que interpretou Téo, Adriano Reys interpretando Raul, Rolando Boldrin no papel de Alberto, Irene Ravache como Estela, Elaine Cristina como Lisa e Carlos Alberto Ricelli como César Júnior.