Os 35 anos de Antônio Maria, a primeira telenovela da Manchete e marco inicial da parceria com a TV Brasília

Há 35 anos atrás a extinta Rede Manchete estreava sua primeira novela na história e vamos relembrar aqui Antônio Maria.


A nova versão da novela foi feita em parceria com a RTP - Rádio e Televisão Portuguesa e foi exibida em 126 capítulos. Com direção geral de Geraldo Vietri que também dirigiu a versão original na Tupi em 1968 desta vez a versão 1985 fracassou. A versão original tinha o ator Sérgio Cardoso como protagonista e na versão de 1985 quem viveu o português foi Sinde Filipe. O ator nascido na terrinha foi exclusivamente contratado pela Rede Manchete foi um dos poucos pontos positivos na trama. O elenco mostrou garra, mas nos bastidores houve inúmeras reclamações por parte dos artistas que reclamaram das condições de trabalho e a falta de paciência do autor. Mas o grande equívoco cometido por Vietri foi descaracterizar a trama trazendo um tom mais irreverente e engraçado temperado com tragédias. 

A produção musical ficou com Eugenia Melo e Castro que também atuou na versão. A cantora inclusive ficou descontente com o modo que Geraldo Vietri impôs e com a repercussão que a novela teve. Eugenia assinou o tema de abertura A Dança da Lua com participação de Ney Matogrosso.


O telespectador da TV Brasília viu a primeira versão da novela quando era afiliada da Rede Tupi em 1968 nos tempos da TV em preto e branco e voltaria a ver a trama em 1985, agora em cores e simbolizava a integração da emissora com a Rede Manchete depois de 4 anos como afiliada do SBT. O anúncio acima reproduzido trazia a variação da logomarca de 1980 que foi redesenhada e foi o primeiro da parceria com a Manchete. Antônio Maria voltaria a ser exibida na faixa Romance da Tarde entre dezembro de 1986 e maio de 1987.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.