A história dos 8 Miss Brasil que foram feitos em Brasília e que foram organizados pela TV Brasília

Entre 1973 e 1980 a extinta TV Tupi em conjunto com a TV Brasília organizou no Ginásio de Esportes Presidente Médici o concurso Miss Brasil. 


A mudança do evento do Rio para Brasília foi motivada pela queda de público que vinha sendo constante no Maracananzinho. A primeira edição do evento na capital federal foi em 1973 e transmitida para todo o Brasil em cores. A vencedora foi Sandra Mara Ferreira de São Paulo. No ano de 1974 outra paulista, Sandra Guimarães de Oliveira foi a vencedora e abaixo trago o vídeo da abertura das transmissões:



A edição de 74 foi uma das mais disputadas e precisou de duas votações para a escolha da vencedora.  E ainda teve uma controvérsia. O então presidente Ernesto Geisel recusou receber as 17 candidatas a miss no Palácio da Alvorada. Em 1975 a vencedora foi a catarinense Ingrid Budag num show de desorganização que se repetiu da pior forma em 1976. Um dos patrocinadores do evento, a fabricante de cosméticos Helena Rubinstein retirou seu apoio ao concurso. A vencedora foi Kátia Celestino Noretto de São Paulo. Em 1977 mais uma paulista venceu o evento, Cássia Janys.





A edição de 1978 teve como vencedora a mineira Suzana Araújo dos Santos. Em 1979 a penúltima edição do concurso em Brasília teve como vencedora a potiguar Martha Jussara. A última edição do evento na capital e que foi transmitida pela Tupi foi em 13 de junho de 1980, há exatamente 40 anos. Naquela sexta feira a Rede Tupi às portas da falência e audiência quase beirando o traço transmitia seu último Miss Brasil e que teve como vencedora a carioca Eveline Schroeter com a brasiliense Loiane Aiache em terceiro. Como já falamos aqui sobre os concursos de Miss Brasil transmitidos pela TV Brasília a emissora ainda transmitiu mais cinco eventos foi quando Silvio Santos assumiu os direitos do concurso entre 1981 e 1985 quando era afiliada do SBT até a troca em julho de 85 para a Rede Manchete. O SBT ficou com os direitos entre 1981 e 1989. 

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
Êgon Bonfim disse…
Correção: o SBT transmitiu os concursos de Miss Brasil durante TODA a década de 80. E descobri um anúncio na Revista Manchete (disponível também na Hemeroteca Digital) da audiência que o Miss Brasil 81 conquistou através de uma rede de emissoras independentes (e talvez a TV Brasília esteja incluída nessa cadeia). Como o SBT ficou um ano fora do ar na capital federal, os candangos só puderam voltar a assistir ao Miss Brasil em 1987 (elegendo inclusive a representante do Distrito Federal, Jacqueline Meirelles), o último realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. E ainda teve mais dois concursos promovidos pelo SBT no seu próprio auditório da Ataliba Leonel em São Paulo: o de 88 com mudanças de regras pra lá de controversas, refletindo inclusive na mudança de diretores (sai Homero Salles e entra Hélio Vargas), na ausência de Silvio Santos (Murillo Néri o substituiu por causa daqueles problemas na voz) e a escolha controvertida da miss (a catarinense Isabel Beduschi derrotou a baiana Vanessa Magalhães Vital, favorita do público) através do voto aberto/oral, bem ao estilo programa de calouros seguindo o "padrão SBT de qualidade"; e o de 89, que revelou grandes beldades como a vencedora Flávia Cavalcanti (do Ceará) e a vice Adriana Colin (de São Paulo). Mas o Abravanel, apesar da boa organização em termos de espetáculo televisivo, conseguiu fazer com que o concurso se desgastasse mais até do que já estava após o fim da TV Tupi: as "colegas de trabalho" tomaram o lugar das caravanas estaduais na plateia do evento, a contagem dos votos nota por nota na parte final, artistas da moda ultrapopularescos fazendo as atrações musicais (bem como os contratados do SBT fazendo as vezes de "padrinhos") e a descarada torcida pela Miss São Paulo, com a cumplicidade do "auditório", por mais feinha que fosse. O constrangedor da fase SBT no Miss Brasil é de que o próprio SS quis chamar mais atenção que as concorrentes e o pior, "assediava" a candidata paulista talvez demonstrando interesse em contratá-la (mas pra fazer o quê?) e aliciar os jurados em elegê-la como vencedora apenas para efeitos ibopísticos do reduto SBTista, que é São Paulo. Sou paulistano da capital, mas assim já é demais, em represália as outras candidatas... E ainda rolou boatos no ano passado de que o SBT poderia fazer o Miss Brasil de volta, mas do jeito que o Abravanel tá (só pensa "naquilo"), as feminzais de plantão vão cair em cima dele e farão abaixo-assinado pela cassação das concessões do SBT por tal "indisciplina" porque os tempos mudaram e a mulher não pode ser mais vista como vedete de objeto sexual, coisa que o SBT ainda insiste em apregoar tanto no programa do Silvio quanto na Praça (o "Seu Cazalbér" é outro velho tarado que é cercado de belas figurantes e ao longos desses anos ele sempre olha para uma delas, de preferência loiras, talvez por isso os quadros mais antigos quase nunca são reprisados).
Outra coisa: pelo que eu saiba, o Miss Brasil de 74 foi também marcado pelo clima tenso nos bastidores devido ao fato da Censura Federal tentar proibir a apresentação do cantor Raul Seixas, tido como "subversivo" pelo Regime Militar da época. E até pouco tempo o YT tinha o trecho final do Miss Brasil 80 apresentado por Paulo Max (metre-de-cerimônias do Miss Brasil desde a década de 50!). Décadas depois, o Miss Brasil perdeu brilho, repercussão e ganhou desinteresse público, até que a Band conseguiu estragar a festa pra valer, colocando uma ex-Miss (e apresentadora de bate-bocas esportivos) para apresentar o evento e derrubar os já minguados índices de audiência para quase traço. Não sei se ainda é possível resgatar esses tempos dourados de charme e beleza, porque o ser humano ficou ganancioso demais e trata seus semelhantes como verdadeiros animais (vide os canais de TV para com seus telespectadores).
Kleber Nunes disse…
Correto Egon. A intenção foi falar dos 8 concursos que foram realizados em Brasília quando ainda era transmitido pela Tupi, pesquisei dando uma olhada no acervo da Manchete e reiterando digo que o Miss Brasil de 81 foi transmitido pela TV Brasília inclusive tenho o anúncio e foi antes do surgimento do SBT em 27 de junho de 1981.
Êgon Bonfim disse…
E outra coisa que esqueci de observar, sobre a Miss Brasil 1975 que foi citada, Ingrid Budag. Ela é pastora e eu a vi pessoalmente faz alguns anos quando lançou sua autobiografia na igreja perto de minha casa onde eu fazia trabalhos voluntários. Uma bonita história por sinal, da infância humilde, seus contatos com a cultura judaica e quando foi proclamada miss pelo prefeito da cidade dela, Blumenau (registrada pelo Diário Oficial da época, algo comum em lugarejos carentes de concursos de beleza). Minha mãe comprou o livro, me emprestou e até mandei um e-mail para a Ingrid contando a minha história, mas ela não me retornou desde então. Adoraria um dia poder reencontrá-la.