Hoje o quinto e penúltimo capítulo sobre os 60 anos da televisão de Brasília falaremos sobre os anos 2000.
A televisão de Brasília virou o século XX e entrou no século XXI mudando pouca coisa. A TV Brasília iniciou a primeira década do século com uma elogiada programação local, mas que na segunda metade do ano 2000 teve sua programação extinta ao mesmo tempo que a Rede TV começava a descambar pra apelação barata e teve de exibir quase toda sua programação. Em 21 de junho de 2001 a emissora é vendida as Organizações Paulo Octávio, um conglomerado forte no setor imobiliário e que iniciava seus investimentos em comunicação no DF. O Canal 6 passou por reformulações no segundo semestre de 2001 e só voltou com jornalismo em abril de 2002. Em 2003 a emissora lança logomarca nova e se torna afiliada da Rede 21 do Grupo Bandeirantes numa mudança que deu o que falar, pois o Canal 21 era uma emissora regional e decidiu se tornar rede nacional. Nos cinco anos de parceria com a Rede 21 a TV Brasília se moderniza, muda de sede e faz investimentos em programação e jornalismo e em 2005 lança uma nova programação com programas e shows. Só que em janeiro de 2008 os Diários Associados através da TV Alterosa compram metade das ações e a TV Brasília voltava ao grupo e em junho a emissora voltava a ser afiliada da Rede TV!. A TV Apoio Canal 43 firma em 2003 parceria com a TV Gazeta de São Paulo que durou cinco anos. Nesse período a emissora transmite os programas jornalísticos Gazeta Esportiva e Jornal da Gazeta.
A década de 2000 marcou também o começo da era digital com as primeiras transmissões experimentais em formato digital no fim da década. A TV Nacional deixa de existir em dezembro de 2007. A emissora e a Radiobrás foram absorvidas pela EBC - Empresa Brasileira de Comunicação e o Canal 2 virou TV Brasil.
Na década as emissoras daqui seguiram dedicando ao jornalismo e nesta década destacamos Márcia Zarur e Alexandre Garcia no comando do DF TV 1ª edição nos cinco primeiros anos iniciais, em 2004 Márcia foi substituída por Fernanda de Bretanha e Liliane Cardoso assumia o Bom Dia DF, na Record o Informe DF virou DF Record em 2006 marcando um novo padrão no telejornalismo comunitário na emissora. Em 2007 estreia o Balanço Geral e em 2008 estreia o DF no Ar, no SBT o Cidade Viva é extinto em 2008 e dá lugar ao SBT Brasília e a 2ª edição vira Jornal do SBT Brasília. No jornalismo policial destaque para o Barra Pesada que foi exibido pela TV Brasília em duas passagens. Apresentado por Geraldo Naves o policial obteve bons índices na época e saiu em 2006 quando Geraldo se candidatou ao cargo de deputado distrital. O Brasília Urgente deixa a Band em 2003 e volta pra TV Brasília em 2005, mas a passagem dura menos de dois anos.
Line up dos canais:
- TV Nacional/TV Brasil Canal 2 - A TV Nacional sai do ar em dezembro de 2007 e virou TV Brasil
- TV Bandeirantes Canal 4
- TV Brasília Canal 6 - Inicia a década como afiliada da Rede TV! até 2003 quando passa a ser afiliada da Rede 21, é vendida ao Grupo Paulo Octávio em 2001 e volta ao controle dos Diários Associados em 2008. No mesmo ano volta pra Rede TV!
- TV Record Canal 8
- TV Globo Canal 10
- SBT Canal 12
Semana que vem tem o último capítulo com a década de 2010.