60 anos de TV em Brasília: Década de 2010 marca a virada pra era digital e talentos do jornalismo brilhando em rede nacional

O último capítulo da série especial sobre os 60 anos de televisão em Brasília destaca a ascensão de jornalistas daqui e a era digital.

A televisão de Brasília entrou em outro patamar a partir de 2016 quando o sinal deixou de ser analógico e mudou pro digital. Até então as emissoras emitiam seus sinais de forma analógica com chuviscos e fantasmas, mas em 17 de novembro de 2016 chiados, fantasmas e chuviscos ficaram pra trás definitivamente com a adesão do DF na era da TV digital. Cinco dias antes do prazo oficial a TV Brasil foi a primeira a aderir a transição pela ANATEL.




Ao mesmo tempo jornalistas daqui começaram a alçar voos em rede nacional, caso da atual dupla de apresentadores do Fantástico Tadeu Schmidt e Poliana Abritta que começaram carreira aqui e que estão juntos na revista eletrônica da Globo desde 2014. Frequentemente jornalistas de Brasília participam do rodízio do SBT Brasil aos sábados como Neila Medeiros e Felipe Malta. Neila ficou três anos morando em São Paulo onde apresentou o Notícias da manhã e o SBT Notícias. Já Ana Paula Padrão migrou para o entretenimento à frente do Masterchef, o reality gastronômico da Band.





Por aqui o destaque fica pro DF Alerta. O programa policial da TV Brasília estreia em novembro de 2011 e rapidamente conquista grandes audiências recolocando a emissora na briga pela liderança além do sucesso nas redes sociais. O policial foi apresentado por Fred Linhares até 2017 quando foi pra Record. Seu posto passou a ser ocupado por Nikole Lima desde então. Já no Balanço Geral o destaque fica por conta da Hora da Venenosa comandado por Sabrinna Albert. No jornalismo local da Globo a década marca mudanças profundas: em 2011 Fábio William se torna o âncora do DF1, em 2012 o Globo Esporte passa a ser 100% local, em 2015 estreia o Distrito Cultural, em 2018 os telejornais locais mudam de nomenclatura e em 2019 Guilherme Portanova troca a Globo pela Record. 

Como não houve mudanças o line up se manteve o mesmo, agora na configuração digital;
  • TV Brasil - Canal 2.1
  • Band Brasília - Canal 4.1
  • TV Brasília/Rede TV! - Canal 6.1
  • RecordTV - Canal 8.1
  • Globo Brasília - Canal 10.1
  • SBT Brasília - Canal 12.1
E assim encerramos a série especial sobre seis décadas de TV na capital do país.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.