Hoje o quarto capítulo da série sobre os 60 anos de TV em Brasília falaremos sobre os anos 90.
Depois das mudanças frenéticas dos anos 80 a década de 90 começava com mais uma novidade com a compra da TV Capital pela Rede Record que estava sob nova administração em dezembro de 1990. A emissora que vinha de programação precária e péssima imagem além de estado de abandono passou por uma recauchutagem e no começo de 1991 desaparecia dando lugar à Record Brasília sendo uma das primeiras emissoras da nova Record que já vinha incomodando a concorrência saindo das cinzas com o sucesso de Os três Patetas.
Ainda em 1990 surgia a TV Apoio que operava a partir de Taguatinga no Canal UHF 43 e nos primeiros anos retransmitia simultaneamente a programação da TV Nacional. Depois partiu pra produção independente.
Por ser uma década de poucas mudanças poucos programas tiveram destaque na década como o Canal Arte, exibido pela Nacional nas tardes de sábado entre 1993 e 1996, com programação visual de Darlan Rosa, aquele mesmo do primeiro Carrossel e falando no Carrossel teve o último resquício da turma do Carrossel com a exibição do Jogo Rápido durante quase dois anos na TV Brasília. No Canal 6 o destaque fica pro programa Cor da Cidade que foi exibido em duas versões: em 1991 como programa independente e entre 1997 e 1998 na versão programa de auditório com apresentação de Marta Morosini.
No telejornalismo da década as televisões locais ficaram produzindo por aqui mesmo e em janeiro de 1991 estreia na Rede Globo o Bom Dia DF substituindo a reprise do Bom Dia Brasil. No SBT o TJ Brasília ficou seis meses no ar quando foi substituído pelo Aqui Agora, depois lançou o programa Agenda que ficou menos de dois anos no ar e só voltou com jornalismo local em setembro de 1999 com a estreia do Cidade Viva. O Brasília Urgente ressurgia agora na Band com quase a mesma equipe da atração que marcou a década de 80 na TV Brasília voltando a ser exibido em dezembro de 1997. No Canal 6 o telejornalismo passou por muitas mudanças. Em 1991 o Telemanhã deu lugar ao Brasil 07:30 , telejornal de rede exibido pela Manchete e em 1995 voltava agora em rede nacional na Manchete totalmente produzido em Brasília. O Telemanchete que teve como apresentadores Luciano Barroso e Tereza Cristina deu lugar á segunda edição do Repórter da Cidade em 1992. Em 1997 com a reformulação da emissora o Repórter da Cidade dá lugar ao Brasília Alerta com Henrique Chaves na hora do almoço e a segunda edição se transforma no Brasília Notícias. A Record lança seu telejornal local em 1995 com a criação do Informe Brasília.
No final de 1999 vem a Rede TV! e no dia 15 de novembro a TV Brasília lança sua nova programação com novos programas, pois esse assunto já falei aqui.
Veja como ficou o line up das emissoras nos anos 90:
- TV Nacional Canal 2: Seguiu retransmitindo as programações da TV Cultura e TVE do Rio
- TV Bandeirantes Canal 4
- TV Brasília Canal 6 - Passa a década sendo retransmissora da Manchete até a extinção da emissora em maio de 1999, em novembro se torna afiliada da Rede TV! e lança uma nova programação local.
- TV Capital/Record Canal 8 - Inicia a década ainda com o nome de TV Capital e em dezembro é absorvida pela Record e em março de 1991 muda sua nomenclatura pra Record Brasília
- TV Globo Canal 10
- SBT Canal 12
Por conta da pandemia de coronavírus o blog fará uma pausa e o penúltimo capítulo da série falando sobre os Anos 2000 ficará pra quando a pandemia passar. Peço a compreensão de todos!