Hoje no terceiro capítulo da história da TV Brasília falaremos dos períodos de transição após o fim de duas redes.
O primeiro período de transição ocorre a partir do dia 18 de julho de 1980, dia em que a TV Tupi desapareceu dos lares dos brasileiros. Como já falamos a TV Brasília foi uma das duas emissoras da extinta rede a escapar da cassação da concessão. O canal então partiu para iniciar o período de transição se afiliando à Rede de Emissoras Independentes lideradas pela TV Record e posteriomente à TVS. Nesse período o Canal 6 exibiu filmes, desenhos e séries.
A emissora não tinha símbolo gráfico nos anúncios publicados no jornal Correio Braziliense e estreou nessa fase de transição o desenho animado Marco e o seriado Lucan e exibia filmes nas sessões Cinerama, Cine Espetacular e Cinema Premiado. Aos domingos exibia em cadeia com a TVS o Programa Silvio Santos. Os programas Almoço com as Estrelas e Raul Gil que eram exibidos na Tupi voltaram em setembro, agora produzidos pela TVS.
E veio então o lançamento em dezembro de sua nova logomarca e uma nova programação em parceria com a TVS. Mas já começava a chamar a futura rede de Sistema Brasileiro de Televisão, na qual se afiliaria só em 1981.
O segundo período de transição ocorre em maio de 1999 com o fim da Rede Manchete e sua venda à TV Omega. A emissora não exibia os derradeiros programas da Manchete pois sua programação era enxuta. Nesse período surge o nome TV! e inicialmente a transição seria concluída em agosto. A programação do canal era mixa com religiosos, uma infinidade de televendas e séries japonesas herdadas da Manchete. No lugar do Jornal da Manchete era exibido o Primeira Edição, a reprise de Pantanal vinha depois do telejornal. Outros programas da Manchete eram exibidos nesse período de transição como o Clip Show, Se Liga Brasil, Jogo do Poder e Mexe Brasil. A TV Brasília exibia esses programas em exaustivas reprises como tapa buracos da programação. No dia 12 de novembro de 1999 a futura Rede TV! iniciava uma contagem regressiva até a inauguração em 15 de novembro, mas isso é assunto pra uma outra história.
A série voltará em janeiro para falar sobre o SBT, parceiro da TV Brasília por quatro anos.