Neste ano de 2019 completam - se os 20 anos do fim da Rede Manchete e a sua substituição pela Rede TV. A Manchete no DF foi exibida por duas emissoras, a Nacional (de julho de 1983 até junho de 1985) e TV Brasília (de julho de 1985 até o fim em maio de 1999). Aproveitando a ocasião só agora vamos trazer aqui os dez programas mais marcantes da Manchete.
1 - As coberturas de carnaval: De 1984 à 1998 exceto em 1993 e 1994 quando mostrou o carnaval de Salvador e de Manaus a Manchete foi a estação primeira do samba. Com cobertura dos desfiles das escolas de samba, dos bailes e dos desfiles de fantasia a Manchete roubou pontos da Globo, em especial no ano de 84, ano de estreia do Sambódromo e os brasilienses viram na Nacional o massacre de audiência da Manchete sobre a Globo.
2 - Documento Especial: O jornalístico que revolucionou a linguagem da TV com temas polêmicos e fortes com apresentação de Roberto Maya e direção geral de Nelson Hoineff.
3 - Clube da Criança: O infantil revelou Xuxa e Angélica. A primeira entre 1983 e 1986 fez sucesso e revolucionou a história dos infantis na TV, a segunda entre 1987 e 1993 foi responsável pelo boom do tokusatsu no Brasil e impulsionou sua carreira e ainda na mesma Manchete fez o musical Milk Shake aos sábados herdando a audiência do Velho Guerreiro. O programa ainda teve na apresentação Mylla Christie, Pat Nogueira, a Pat Beijo e Debby Lagranha; Ainda na parte infantil a Manchete foi a casa dos seriados e animes japoneses como Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraya, Os Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Shurato e outros.
4 - Jornal da Manchete: O mais completo telejornal da TV brasileira ficou no ar do segundo ao último dia de existência da emissora e viveu o seu auge entre 1989 e 1993 com o casal 20 do telejornalismo Eliakim Araújo e Leila Cordeiro. Passaram pela bancada Carlos Bianchini, Ronaldo Rosas, Leila Richers, Florestan Fernandes Jr e Márcia Peltier além dos comentaristas Carlos Chagas e Villas Boas Correa.
5 - Dona Beija: O primeiro sucesso da dramaturgia da emissora contou a trajetória da cortesã de Araxá com Maitê Proença levantando a audiência com suas cenas de nudez;
6 - Corpo Santo: A novela - reportagem de José Louzeiro mergulhou fundo na criminalidade carioca e foi um dos destaques de 1987;
7 - Kananga do Japão: Baseada em ideia de Adolpho Bloch a trama ambientada nos anos 30 reativou o departamento de dramaturgia da emissora em 1989.
8 - Pantanal: O megasucesso da história da emissora no ano de seu apogeu (1990) trouxe para dentro dos lares brasileiros a consciência ecológica e revelou o talento de Cristiana Oliveira.
9 - Cinemania: Pros amantes da sétima arte o programa apresentado pelo jornalista e crítico de cinema Wilson Cunha trazia os bastidores das filmagens destacando lançamentos, clássicos e trilhas sonoras, ganhando ainda um spin off - Mais Forte ainda dedicado aos filmes pornôs.
10 - Cabaré do Barata: O humorístico de Agildo Ribeiro fez uma sátira crítica à política da época numa aposta inovadora e divertida em total interação com os bonecos criados pelos cartunistas Geep e Maia.