Hoje na Rede Globo estreia a quinta versão de Éramos Seis, adaptação do romance de Maria José Dupré lançado em 1943. Antes foram exibidas versões em 1958 pela Record, 1967 e 1977 na Tupi e a mais recente, de 1994 no SBT, mas vamos lembrar aqui a versão exibida em 1977 na pioneira.
A versão de 77 da Tupi estreou no dia 6 de junho, uma segunda feira no horário das 7 da noite e a adaptação foi escrita por Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, os mesmos que adaptaram a versão de 94 exibida no SBT. A história de dona Lola, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido Júlio e de seus quatro filhos Carlos, Julinho, Alfredo e Maria Isabel foi exibida em 165 capítulos até 31 de dezembro. Inicialmente a novela foi exibida às 7 da noite, mas bateu de frente com o sucesso Locomotivas na Globo. No dia 14 de agosto a Tupi publica anúncio nos jornais comunicando a mudança do horário de exibição devido aos baixos índices de audiência, pois na mesma época Cinderela 77 e Um Sol Maior junto de Éramos Seis obtinham os mais baixos índices da história da emissora.
A personagem principal, Dona Lola foi interpretada por Nicette Bruno, o papel de Júlio ficou com Gianfrancesco Guarnieri, Alfredo foi interpretado por Carlos Alberto Riccelli, Carlos foi feito pelo ator Carlos Augusto Strazzer que deixou cedo a trama para fazer O Profeta que estrearia em outubro (em breve falaremos dessa trama), Ewerton de Castro fez o papel de Julinho e Maria Isabel de Lizandra fez o papel de Maria Isabel. No elenco tivemos Geórgia Gomide, Paulo Figueiredo, Jussara Freire, Adriano Reys, Reny de Oliveira, Beth Goulart entre outros. A atriz Nicette Bruno ganhou o prêmio APCA de melhor atriz de 1977 e a novela foi reprisada pela mesma Tupi em 1980 pouco antes de falir.